PEC limita edição de MPs a duas por mês

13/07/2007 - 14:50  

O deputado Lira Maia (DEM-PA) apresentou nesta quinta-feira (12) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 118/07, que limita o poder do presidente da República de editar medidas provisórias. O texto acrescenta artigo à Constituição, determinando que só poderá haver duas MPs a cada mês.

Na prática, a regra limita a edição de MPs a 24 por ano. Esse número é inferior ao que foi adotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva somente no primeiro semestre deste ano, quando o Executivo remeteu ao Congresso 38 MPs. "A limitação da edição de MPs pelo presidente da República é um imperativo para a retomada pelo Poder Legislativo de sua competência constitucional de exercer, com exclusividade, as funções que lhe são próprias", disse Lira Maia.

Urgência e relevância
Mesmo reconhecendo a importância das MPs como um instrumento de governo, ele destacou que houve abuso nas edições, sobrecarregando a pauta do Congresso. Ele citou casos em que as medidas foram usadas sem respeitar o critério constitucional de urgência e relevância. "Essa inversão de valores, tornando regra o que deveria ser exceção, tem inviabilizado o regular funcionamento do Legislativo para, em processo legislativo ordinário, aprovar matérias de interesse da sociedade", afirmou o deputado.

Tramitação
Se a admissibilidade da PEC 118 for aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a matéria seguirá para exame de uma comissão especial.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
AGU vai pedir rigor na edição de MPs sobre crédito extra
Terceira Via pede instalação de comissões sobre MPs
Câmara pode votar mudança na tramitação de MPs
Presidente da Câmara propõe a Lula mudanças para MPs
Relatório sobre nova tramitação de MPs já está pronto

Reportagem - Janary Júnior
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 118/2007

Íntegra da proposta