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COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO 09/12/2025 - Discussão e votação de propostas legislativas - PLDO para 2026

Informações

Tema
Discussão e votação de propostas legislativas - PLDO para 2026
Local
Anexo II, Plenário 02
Início
09/12/2025 às 16:07
Situação
Em andamento

Propostas analisadas 45

  • MPV 1306/2025 - Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério da Previdência Social, no valor de R$ 3.312.824.545,00, para o fim que especifica.

    Aprovada

    • Autor: do Poder Executivo

    Passo a Passo

    • 3

      APROVADO em ambas as Casas em 21.10.2025.

    • 2

      Iniciada a discussão. Discutiram a matéria os Senadores Izalci Lucas e Wellington Fagundes e os Deputados Soraya Santos e Alencar Santana.

    • 1

      Lido o relatório pelo Relator, Senador ESPERIDIÃO AMIM.

  • MPV 1311/2025 - Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no valor de R$ 30.590.400,00, para os fins que especifica.

    Aprovada

    • Autor: do Poder Executivo

    Passo a Passo

    • 3

      Em votação, o Relatório foi APROVADO em 2/12/2025.

      A matéria vai à Câmara dos Deputados, e, posteriormente ao Senado Federal.

    • 2

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 1

      Lido o Relatório pelo Relator, Senador Randolfe Rodrigues.

  • MPV 1312/2025 - Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério da Agricultura e Pecuária, no valor de R$ 83.500.000,00, para o fim que especifica.

    Aprovada

    • Autor: do Poder Executivo

    Passo a Passo

    • 4

      Em votação o Relatório foi APROVADO em 2/12/2025 em ambas as Casas.

      A matéria vai à Câmara dos Deputados, e, posteriormente ao Senado Federal.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      O Presidente, em conformidade com o disposto no § 2° do art. 146, da Resolução n°1/2006, do Congresso Nacional, declarou inadmitida a emenda indicada pelo relator no seu voto.

    • 1

      Lido o Relatório pelo Relator ad hoc Deputado João Cury.

  • MPV 1316/2025 - Abre crédito extraordinário, em favor de Operações Oficiais de Crédito, no valor de R$ 12.000.000.000,00, para o fim que especifica.

    Aprovada

    • Autor: do Poder Executivo

    Passo a Passo

    • 3

      Em votação, o Relatório foi APROVADO em 02/12/2025.

      A matéria vai à Câmara dos Deputados e, posteriormente ao Senado Federal.

    • 2

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 1

      Lido o Relatório pela Relatora, Senadora Professora Dorinha Seabra.

  • PLN 2/2025 CN - Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026 e dá outras providências.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Gervásio Maia (PSB-PB)

    Passo a Passo

    • 3

      Apresentada e incluída a Complementação de Voto 2.

      Iniciada a discussão e o prazo para apresentação de destaques.

      O Deputado Carlos Zarattini solicita um adendo à Complementação de Voto, com subscrição das lideranças.

      Solicitação atendida pelo Relator, configurando a Complementação de Voto 3.

      O Deputado Júlio César e o Senador Esperidião Amin discutem a matéria.

      Encerrada a discussão e o prazo de destaques.

      Foram apresentados duzentos destaques.

      Iniciada a votação do Relatório e das Complementações de Voto 1, 2 e 3, ressalvados os destaques.

      Relatório e Complementações de Voto 1, 2 e 3 aprovados, ressalvados os destaques, em ambas as Casas em 03/12/2025.

      O Presidente propõe a votação em globo dos destaques, ressalvados os que serão votados em separado.

      O Senador Esperidião Amin solicita voto em separado dos destaques 90, 113 e 115.

      O Deputado João Cury solicita o voto em separado do destaque 127.

      O Deputado Luiz Carlos Motta solicita o voto em separado do destaque 199.

      Quanto à votação em globo, o Relator vota pela rejeição dos destaques.

      Quanto à votação em globo, em ambas as Casas os destaques foram rejeitados.

      O Senador Esperidião Amin faz a defesa do destaque 90.

      O Relator vota pela rejeição do destaque 90.

      Em votação, em ambas as Casas o destaque 90 foi aprovado, contra o voto do Deputado Bohn Gass.

      O Senador Esperidião Amin faz a defesa do destaque 113.

      O Relator vota pela rejeição do destaque 113.

      Em votação, em ambas as Casas o destaque 113 foi aprovado.

      O Senador Esperidião Amin faz a defesa do destaque 115.

      O Relator vota pela rejeição do destaque 115.

      Em votação, em ambas as Casas o destaque 115 foi aprovado.

      O Deputado João Cury faz a defesa do destaque 127.

      O Relator vota pela rejeição do destaque 127.

      Em votação, em ambas as Casas o destaque 127 foi aprovado.

      O Deputado Luiz Carlos Motta faz a defesa do destaque 199.

      O Relator vota pela rejeição do destaque 199.

      Em votação, em ambas as Casas o destaque 199 foi aprovado, com voto contrário do Deputado Bohn Gass.

    • 2

      Lida a complementação de voto pelo Relator, Deputado Gervásio Maia.

    • 1

      Lido o Relatório pelo Relator, deputado Gervásio Maia.

  • CAE 2 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: dentre as emendas coletivas apresentadas ao PLOA 2026, sejam consideradas inadmitidas aquelas que integram o Anexo I ao presente Relatório. As demais emendas coletivas foram admitidas, considerados os ajustes propostos pelo CAE, acolhidos nos termos deste. Relatório

    Aprovada

    • Autor: Carlos Henrique Gaguim (UNIÃO-TO)

    Passo a Passo

    • 3

      Em votação, o Relatório do CAE foi APROVADO em 2/12/2025.

    • 2

      Discutiu a matéria o Deputado Bohn Gass e a discussão foi encerrada.

    • 1

      Lido o Relatório do CAE pelo Coordenador, Deputado Carlos Henrique Gaguim.

  • RPLE 1 CMO => PLN 15/2025 CN - Recebido o Relatório Preliminar com emendas do relator Deputado Isnaldo Bulhões. Quanto às 7 (sete) emendas apresentadas REJEITADAS às de nºs 1, 2, 3, 4, 6 e 7 e PREJUDICADA a de n° 5.

    Aprovada

    • Autor: Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL)

    Passo a Passo

    • 7

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 03/12/2025.

    • 6

      Iniciada a votação do relatório.

    • 5

      Não foram apresentados destaques.

    • 4

      Encerrada a discussão e o prazo de destaques.

    • 3

      Discutiram a matéria os deputados Carlos Henrique Gaguim e Donizette, bem como o Senador Esperidião Amin.

    • 2

      Iniciada a discussão e o prazo para apresentação de destaques.

    • 1

      Lido o Relatório pelo Relator-Geral, Deputado Isnaldo Bulhões.

  • RAT 16 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela aprovação do Projeto de Lei nº 15, de 2025-CN, na parte referente à Área Temática XVI – Poderes de Estado e Representação, com as alterações decorrentes das emendas aprovadas e aprovadas parcialmente, conforme discriminado nos anexos deste Parecer

    Aprovada

    • Autora: Flávia Morais (PDT-GO)

    Passo a Passo

    • 5

      Em deliberação, o relatório da área temática XVI foi APROVADO em 9/12/2025.

    • 4

      Iniciada a Discussão e o prazo para apresentação de destaques. Não houve quem quisesse discutir a matéria e a discussão foi encerrada bem como o prazo para apresentação de destaques. Não houve destaques.

    • 3

      Em conformidade com o disposto no parágrafo 2° do art. 146, da Resolução n°1, de 2006, do Congresso Nacional, o presidente declarou inadmitidas as emendas de nºs 6005.0005 e 5031.0006 indicadas pelo Relator no seu relatório.

    • 2

      O relatório foi lido pela Relatora, Deputada Flávia Morais.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 4 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela APROVAÇÃO da proposta orçamentária para o exercício de 2026 na forma do PL nº 15, de 2025-CN, relativa aos órgãos e unidades orçamentárias da Área Temática IV (Integração, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente), com as alterações decorrentes das emendas cuja aprovação total ou parcial estamos propondo.

    Aprovada

    • Autor: do Sr. Irajá

    Passo a Passo

    • 5

      Em deliberação, o relatório da área temática IV foi APROVADO em 9/12/2025 nas representações de ambas as Casas.

    • 4

      O Presidente iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques. Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 3

      Em conformidade com o disposto no parágrafo 2° do art. 146, da Resolução n°1, de 2006, do Congresso Nacional, o presidente declarou inadmitida a emenda de nº 71040004 indicadas pelo Relator no seu relatório.

    • 2

      Lido o relatório pelo relator, Senador Irajá.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 8 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela aprovação da parte do Projeto de Lei nº 15, de 2025-CN, relativa à programação das unidades orçamentárias da Área Temática VIII – Ciência & Tecnologia e Comunicações, com as alterações propostas neste Relatório Setorial decorrentes das emendas aprovadas por esta Relatoria.

    Aprovada

    • Autor: do Sr. Beto Faro

    Passo a Passo

    • 5

      Em deliberação, o relatório da área temática VIII foi APROVADO, em 09/12/2025, nas representações das duas Casas do CN.

    • 4

      Encerrada a Discussão e o prazo para apresentação de destaques. Não foram apresentados destaques.

    • 3

      Discutiu a matéria o Deputado Carlos Henrique Gaguim.

    • 2

      Lido o relatório pelo relator, Senador Beto Faro.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 9 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: que esta Comissão Mista aprove o Projeto de Lei nº 15/2025CN, com as alterações decorrentes das emendas aprovadas e aprovadas parcialmente, relativamente à programação orçamentária da Área Temática IX.

    Aprovada

    • Autor: do Sr. Wilder Morais

    Passo a Passo

    • 4

      Em deliberação, o relatório da área temática IX e a complementação de voto foram APROVADOS em 9/12/2025 nas representações das duas Casas do CN.

    • 3

      Iniciada a Discussão e o prazo para apresentação de destaques.

      Discutiu a matéria o Deputado Igor Timo e a discussão foi encerrada.

      Não houve destaques.

    • 2

      O relator, Senador Wilder Morais, leu o relatório.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 10 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela APROVAÇÃO do Projeto de Lei nº 15, de 2025-CN, na forma apresentada pelo Poder Executivo, relativamente ao órgão orçamentário integrante da Área Temática X - Esporte, com as alterações decorrentes das emendas aprovadas e das aprovadas parcialmente.

    Aprovada

    • Autor: Vicentinho Júnior (PP-TO)

    Passo a Passo

    • 4

      Em deliberação, o relatório da área temática X foi APROVADO em 9/12/2025 nas representações de ambas as Casas do CN.

    • 3

      O Presidente iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques. Não houve quem quisesse discutir a matéria e a discussão foi encerrada.

    • 2

      O Relator, Deputado Vicentinho Júnior, fez a leitura do relatório.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 12 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela APROVAÇÃO da proposta orçamentária para o exercício financeiro de 2026, no que concerne às unidades orçamentárias constantes da área temática XII, nos termos apresentados pelo Poder Executivo, com as alterações decorrentes das emendas aprovadas.

    Aprovada

    • Autor: Bohn Gass (PT-RS)

    Passo a Passo

    • 5

      Em deliberação, o relatório da Área Temática XII foi APROVADO, em 9/12/2025, nas representações de ambas as Casas do CN.

    • 4

      Discutiu a matéria o Deputado Carlos Henrique Gaguim e a discussão foi encerradad assim como o prazo para apresentação de destaques.

    • 3

      O Presidente iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques.

    • 2

      O relator, Deputado Bohn Gass, leu o relatório.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 13 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela APROVAÇÃO do PLN 15/2025, do Congresso Nacional, na parte referente aos órgãos da Área Temática XIII - Defesa, com as alterações oriundas das emendas aprovadas e aprovadas parcialmente, conforme discriminado nos anexos deste parecer.

    Aprovada

    • Autor: do Sr. Esperidião Amin

    Passo a Passo

    • 2

      O relator, Senador Esperidião Amin, leu o relatório e a complementação de voto.

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

      Em deliberação, o relatório e a complementação de voto da área temática XIII foram APROVADOS em 9/12/2025, nas representações das duas Casas do CN.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 14 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela APROVAÇÃO na parte referente aos órgãos orçamentários da Área Temática XIV – Trabalho e Previdência, com as alterações decorrentes das emendas aprovadas, conforme discriminado em anexo.

    Aprovada

    • Autor: do Sr. Carlos Viana

    Passo a Passo

    • 4

      Em deliberação, o relatório da área temática XIV foi APROVADO em 9/12/2025, em ambas as Casas.

    • 3

      O Presidente iniciou a discussão e abriu o prazo para apresentação dos destaques. Não houve quem quisesse discutir a matéria e a discusão foi encerrada bem como o prazo para apresentação de destaques. Não houve destaques.

    • 2

      O relatório foi lido pelo relator ad hoc Deputado Carlos Gaguim.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas

  • RAT 15 CMO => PLN 15/2025 CN - AT 15 - JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

    Aprovada

    • Autor: Romero Rodrigues (PODE-PB)

    Passo a Passo

    • 5

      Em deliberação, o relatório da área temática XV e a complementação de voto foram APROVADOS em 9/12/2025 nas representações das duas Casas do CN.

    • 4

      Iniciada a discussão e abriu o prazo para apresentação de destaques. Em atendimento ao pedido da CCJ, foi apresentada uma CVO aprovando parcialmente a emenda 60030007.

    • 3

      Em conformidade com o disposto no parágrafo 2° do art. 146, da Resolução n°1, de 2006, do Congresso Nacional, o presidente declarou inadmitida as emendas de nºs 7125005 e 5001007, indicadas pelo relator no seu relatório.

    • 2

      O relator, Deputado Romero Rodrigues, fez a leitura do relatório.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas.

  • COI 2 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: Pela aprovação deste relatório com proposta de atualização do Anexo VI do Projeto de Lei PLN 15/2025 - do Congresso Nacional (Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2026), nos termos do Anexo 2 a este Relatório, e o submetemos à apreciação do Plenário desta Comissão, na forma prevista no art. 24 da Resolução 1/2006 do Congresso Nacional, com as seguintes propostas de providências adicionais: I – reiterar o alerta formulado no exercício anterior por meio do Relatório nº 2/COI/CMO, de 2024, ao Presidente da República, à Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e à Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, de que um conjunto de problemas interligados no setor nuclear vem sendo levantado pelo TCU e debatido pelo Comitê como gerador de riscos gravíssimos à sociedade e à economia, envolvendo: a) o atraso no projeto de implantação do Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (Centena), assim como a precariedade da situação atual dos depósitos intermediários de rejeitos sob a responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, coloca em grave risco a capacidade do país de gerenciar e estocar adequadamente os rejeitos de material nuclear, especialmente tendo em vista a previsão de esgotamento da capacidade de armazenamento dos depósitos iniciais de rejeitos de Angra 1 em 2028; b) as fragilidades ainda persistentes na estruturação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), em particular na dotação de recursos humanos e orçamentários, e compromete as atividades de fiscalização e controle da atividade nuclear nos termos da legislação pertinente; c) a baixa disponibilidade de recursos financeiros destinados ao programa de extensão de vida útil da usina de Angra 1 (Programa LTO Angra 1) compromete ao atingimento de seus objetivos, com o risco de perda da energia atualmente produzida pela usina e de custos diretos de descomissionamento caso não seja viabilizada tempestivamente a continuidade da operação; d) a ausência de uma decisão definitiva sobre a continuidade do empreendimento UTN Angra 3, inclusive quando à definição da tarifa respectiva, implica em prejuízos cada vez maiores à sociedade e à economia, tendo em vista que: os custos estimados para o consumidor de energia de continuar o projeto são maiores que os do seu abandono imediato (já incluídos o custo total de encerramento e o de produzir a mesma energia por outras fontes), contrariando o princípio da modicidade tarifária; numa eventual continuidade, a dependência de financiamentos-âncora a curto e médio prazo implica em riscos ainda maiores de elevação da tarifa de equilíbrio do projeto; o atual montante de recursos financeiros dedicados à execução provisória leva a atrasos no cronograma que tornam essa desvantagem financeira maior a cada mês. II – diligenciar ao Relator-Geral do PLOA para que promova, se já não o tiver feito, o desmembramento do orçamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (UO 24204) para a nova unidade orçamentária da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (UO 32401), nos termos propostos pelo Ofício SEI Nº 7160/2025/MPO, enviado à CMO em 27/11/2025; III - instar o Poder Executivo, na pessoa do Presidente da República como titular da direção superior da administração federal, a: a) promover com grande urgência uma significativa ampliação do grau de provimento do quadro efetivo de áreas finalísticas da ANSN, para além das poucas nomeações em curso em 2025, como forma de não comprometer a continuidade das atividades de fiscalização e regulação, além de permitir a absorção da expertise atualmente detida pelos técnicos do quadro atual, grande parcela do qual encontra-se próxima à aposentadoria. b) realocar recursos orçamentários adicionais à ANSN, segundo parâmetros concretos baseados no planejamento de atividades da entidade, entendendo a recomposição de sua capacidade operacional como de alta prioridade em relação a outros usos do orçamento federal; c) concluir, com a máxima urgência, as providências de formalização do desmembramento e destinação definitiva do terreno escolhido para a implantação do Centena, que já foram solicitadas pelo Exército (atual detentor do imóvel) à Secretaria de Patrimônio da União; d) adotar posicionamento definitivo sobre a regularidade jurídica, regulatória e econômica do uso do Fundo de Descomissionamento de Angra 1 e Angra 2 pela Eletronuclear, a título de antecipação de taxas devidas pelo armazenamento definitivo pela CNEN dos rejeitos de responsabilidade da empresa, como fonte de financiamento do projeto de construção do Centena, de modo a mobilizar tais recursos em prazo compatível com o cronograma emergencial de implantação do projeto (caso tal posicionamento seja pela regularidade), ou, em caso de conclusão pela não-conformidade, promover a realocação dos recursos fiscais necessários com a celeridade imprescindível à urgente construção do complexo em questão; e) promover a elaboração de um plano de contingência, abrangendo todos os atores governamentais envolvidos na geração e tratamento dos rejeitos radioativos, que defina medidas concretas e fontes de recursos para impedir o colapso operacional das atividades nucleares na circunstância, já apontada como provável, de esgotamento da capacidade de armazenamento antes da disponibilidade física das instalações do Centena. f) assegurar fonte de financiamento do projeto de extensão da vida útil (LTO) de Angra 1 em prazo compatível com o cronograma de implantação do projeto, seja por meio da solução de debêntures contemplada no acordo da ADI 7385, seja com recursos fiscais ou provenientes de outro arranjo financeiro solvente (neste último caso, se a equação financeira prevista no mencionado acordo não se materialize no prazo necessário ao atendimento do cronograma emergencial requerido para o empreendimento). III – exortar o Poder Executivo e a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional para que promovam a reorientação de recursos hoje alocados pelo Orçamento da União em finalidades menos críticas para o financiamento de um programa de enfrentamento emergencial dos gargalos encontrados no setor nuclear, a partir de um pacote integrado de medidas discutido com o Poder Executivo que inclua respostas aos itens apontados nos incisos anteriores e outros pontos relevantes, sob pena de submeter a sociedade a riscos severos de acidentes e prejuízos econômicos. IV - acrescer aos critérios de avaliação das informações recebidas pelo COI, e por este aplicadas nos exercícios subsequentes, o seguinte parâmetro: “no caso de empreendimentos com recomendação IG-R, somente deixar de considerá-los como IG-P mediante solicitação direta, pelo Comitê, de pronunciamento específico ao TCU sobre a adequação do mecanismo de retenção ou garantia existentes em cada caso concreto, incluindo a avaliação dos riscos de seu não cumprimento por qualquer mecanismo ou pretexto. V – reconhecer a estratégia de implementação adotada pelo Tribunal de Contas da União para a representação formulada por meio do item IV do Relatório nº 2/COI/CMO, de 2024, consistente em iniciar sua tramitação quando sejam retomadas pela Administração as medidas concretas que lhe deram origem, ou quando verificarem-se situações similares, solicitando em consequência à Corte que informe a CMO quando da autuação do correspondente processo específico de representação e quando da ocorrência de deliberações sobre o seu objeto, considerando especialmente que já estão contemplados no PLOA2026 e são objeto de providências administrativas não só a obra em questão (Contorno Ferroviário de São Francisco do Sul – SC) mas diversas outras similares em malhas ferroviárias concedidas (a exemplo da Construção de Trecho Ferroviário - Barragem de Fronteiras na EF-225/CE e o Contorno Ferroviário de Morretes – PR). VI - solicitar ao TCU o encaminhamento da deliberação – cautelar ou de mérito - sobre a fiscalização da obra de Implementação da Adutora do Agreste Potiguar (RN) (processo TC 024.271/2024-1 e eventuais outros com o mesmo objeto), com particular ênfase na emissão de posicionamento conclusivo sobre a efetiva ocorrência fática, a gravidade jurídica e as consequências dos seguintes indícios ora trazidos pela fiscalização em caráter preliminar: a) início do projeto pela Codevasf: 1. sem que o mesmo constasse da lei do plano plurianual, em ofensa ao art. 167, § 1º, da Constituição Federal, sendo a retificação desse descumprimento feita apenas a posteriori, quando o projeto já se tinha iniciado; 2. sem que exista qualquer comprovação, ou mesmo perspectiva plausível, da disponibilidade de recursos para a sua conclusão, contrariando o art. 45 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 e o art. 10, inc. VI, da Lei Complementar nº 210, de 25 de novembro de 2024; e 3. sem que existam estudos de viabilidade econômica ou comprovação da compatibilidade da obra com a política pública vigente para a gestão de recursos hídricos, contrariando o princípio constitucional da eficiência (art. 37, caput, da Constituição) e o art. 10, incs. VII e XXII da Lei Complementar nº 210, de 25 de novembro de 2024. b) emissão pela Codevasf de empenhos em 2024 tendo por beneficiário a licitante vencedora da licitação nº 90047/2024 quando o resultado do referido certame foi publicado tão somente em 26/02/2025, em ofensa aos arts. 2º e 61 da Lei no 4.320, de 19 de março de 1964; VII – encaminhar cópias deste Relatório ao Presidente da República, aos Ministros de Minas e Energia, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Planejamento e Orçamento, e ao Tribunal de Contas da União.

    Análise iniciada e não concluída

    • Autor: Junio Amaral (PL-MG)

    Passo a Passo

    • 2

      Lido o relatório nº 2 do COI pelo coordenador Deputado Junio Amaral.

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas.

  • PLN 4/2025 CN - Altera a Lei nº 15.080, de 30 de dezembro de 2024, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2025.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Gervásio Maia (PSB-PB)

    Passo a Passo

    • 4

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

      Não foram apresentados destaques.

      Iniciada a votação do relatório.

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 03/12/2025.

    • 3

      Iniciada a discussão e o prazo para apresentação de destaques.

    • 2

      Lido o relatório pelo Relator, Deputado GERVÁSIO MAIA.

    • 1

      Em acordo firmado no Colégio de Líderes, a apreciação da matéria foi adiada para a próxima reunião.

  • PLN 5/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor do Ministério da Educação, crédito suplementar no valor de R$ 685.921.778,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Rafael Brito (MDB-AL)

    Passo a Passo

    • 6

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 02/09/2025.

    • 5

      Iniciada a Votação da Matéria.

    • 4

      Encerrada a Discussão.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Iniciada a Discussão.

    • 1

      Lido o relatório pelo Relator, Deputado RAFAEL BRITO.

  • PLN 6/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor de Encargos Financeiros da União, crédito suplementar no valor de R$ 8.305.621.600,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: José Nelto (UNIÃO-GO)

    Passo a Passo

    • 5

      Iniciada a Votação da Matéria. Relatório APROVADO em ambas as Casas em 09/09/2025.

    • 4

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 3

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária, em 9/9/2025 foi lido o relatório pelo Relator Deputado José Nelto.

    • 2

      Conforme solicitação do relator, Deputado JOSÉ NELTO, a apreciação da matéria foi adiada para 09/09/2025.

    • 1

      Em acordo firmado no Colegiado de Líderes, colocou-se em deliberação a quebra de interstício dos PLNs 6, 8, 9, 10, 11 e 12 a despeito do art. 128 da Res. 1/2006-CN, na 10ª Reunião Deliberativa Ordinária. APROVADA, em 2/9/2025.

  • PLN 7/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor das Justiças Eleitoral e do Trabalho, crédito especial no valor de R$ 4.730.282,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Capitão Augusto (PL-SP)

    Passo a Passo

    • 6

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 02/09/2025.

    • 5

      Iniciada a Votação da Matéria.

    • 4

      Encerrada a Discussão.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Iniciada a Discussão.

    • 1

      Lido o relatório pelo Relator, Deputado CAPITÃO AUGUSTO.

  • PLN 8/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor da Presidência da República, dos Ministérios da Educação, dos Transportes, de Portos e Aeroportos e dos Povos Indígenas, crédito especial no valor de R$ 22.923.351,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Carlos Henrique Gaguim (UNIÃO-TO)

    Passo a Passo

    • 7

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 02/09/2025.

    • 6

      Iniciada a Votação da Matéria.

    • 5

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 4

      Iniciada a Discussão.

    • 3

      Lido o relatório pelo Relator, Deputado CARLOS HENRIQUE GAGUIM.

    • 2

      Em acordo do Colegiado de Líderes, foi aprovada a quebra de interstício.

    • 1

      Aprovada a inversão de pauta.

  • PLN 9/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor da Presidência da República, crédito especial no valor de R$ 500.000,00, para o fim que especifica.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: VITAL DO REGO

    Passo a Passo

    • 7

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 02/09/2025.

    • 6

      Encerrada a Discussão.

    • 5

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 4

      Iniciada a Discussão.

    • 3

      Lido o relatório virtualmente pelo Relator, Senador VENEZIANO VITAL DO RÊGO.

    • 2

      Aprovada a inversão de pauta.

    • 1

      Em acordo do Colegiado de Líderes, foi aprovada a quebra de interstício.

  • PLN 10/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor do Tribunal de Contas da União, das Justiças Federal, Eleitoral e do Trabalho, do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público, crédito suplementar no valor de R$ 14.224.686,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Izalci Lucas

    Passo a Passo

    • 4

      Em acordo firmado no Colégio de Líderes, a apreciação da matéria foi adiada para a próxima reunião. Lido o relatório pelo Relator, Senador IZALCI LUCAS. O Deputado Carlos Zarattini discutiu a matéria. Encerrada a discussão, o Relatório foi aprovado em ambas as Casas em 21/10/2025.

    • 3

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária, em 9/9/2025, o relator Senador Izalci Lucas fez exposição esclarecendo pontos da matéria.

      Em atendimento ao pedido feito pelo Vice-Líder do Governo Deputado Rubens Junior, a apreciação da matéria foi adiada para próxima semana.

    • 2

      Conforme acordo, a apreciação da matéria foi adiada para próxima reunião.

    • 1

      Em acordo firmado no Colegiado de Líderes, colocou-se em deliberação a quebra de interstício dos PLNs 6, 8, 9, 10, 11 e 12 a despeito do art. 128 da Res. 1/2006-CN, na 10ª Reunião Deliberativa Ordinária. APROVADA, em 2/9/2025.

  • PLN 11/2025 CN - Abre ao Orçamento de Investimento da União, em favor da Petrobras Biocombustível S.A., crédito suplementar no valor de R$ 3.309.800,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Beto Faro

    Passo a Passo

    • 7

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 02/09/2025.

    • 6

      Iniciada a votação do relatório.

    • 5

      Encerrada a Discussão.

    • 4

      Não houve quem quisesse discutir o relatório.

    • 3

      Iniciada a Discussão.

    • 2

      Lido o relatório pelo Relator, Senador BETO FARO.

    • 1

      Em acordo do Colegiado de Líderes, foi aprovada a quebra de interstício.

  • PLN 12/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor da Presidência da República, dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Cultura, do Esporte e da Integração e do Desenvolvimento Regional, e de Operações Oficiais de Crédito, crédito suplementar no valor de R$ 2.151.590.306,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República
    • Relator: Vicentinho Júnior (PP-TO)

    Passo a Passo

    • 7

      Iniciada a Votação da Matéria. Aprovada, em 09/09/2025, na representação de ambas as Casas do CN.

    • 6

      Encerrada a Discussão e o prazo para apresentação de destaques. Não foram apresentados destaques.

    • 5

      Iniciada a Discussão e o prazo para apresentação de destaques.

      Discutiram a matéria o Senador Izalci Lucas e o Deputado José Nelto.

    • 4

      O presidente da CMO declarou como inadmitida a emenda nº 4, indicada pelo Relator no seu voto.

    • 3

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária em 09/09/2025, foi solicitada pelo Relator inversão de pauta para que pudesse fazer a leitura do relatório. Aprovada a inversão.

      O relator, Deputado Vicentinho Júnior, fez a leitura do relatório.

    • 2

      Conforme acordo, a apreciação da matéria foi adiada para 09/09/2025.

    • 1

      Em acordo firmado no Colegiado de Líderes, colocou-se em deliberação a quebra de interstício dos PLNs 6, 8, 9, 10, 11 e 12 a despeito do art. 128 da Res. 1/2006-CN, na 10ª Reunião Deliberativa Ordinária. APROVADA, em 2/9/2025.

  • PLN 30/2025 CN - Altera o Anexo V à Lei nº 15.121, de 10 de abril de 2025, que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2025.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 11

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 05/11/2025.

    • 10

      Iniciada a votação do relatório.

    • 9

      Não foram apresentados destaques.

    • 8

      Encerrada a discussão e o prazo de destaques.

    • 7

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 6

      Iniciada a discussão e o prazo para apresentação de destaques.

    • 5

      Em conformidade com o disposto no parágrafo 2° do art. 146, da Resolução n°1, de 2006, do Congresso Nacional, o Presidente declarou inadmitidas as emendas 1 e 2 indicadas pelo Relator no seu voto.

    • 4

      O relator apresenta complementação de voto.

    • 3

      Lido o relatório pelo Relator, Senador IZALCI LUCAS.

    • 2

      Em acordo firmado no Colegiado de Líderes, colocou-se em deliberação a quebra de interstício do PLN 30/2025, a despeito do art. 128 da Res. 1/2006-CN. APROVADA, em 05/11/2025.

    • 1

      Em 5/11/2025, na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária, foi colocada em votação a inclusão na pauta da matéria. Aprovada.

  • PLN 18/2025 CN - Abre ao Orçamento de Investimento da União, em favor da Companhia Docas do Ceará –CDC, crédito suplementar no valor de R$ 3.036.965,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária Anual vigente.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 4

      Em votação, o Relatório foi APROVADO em 02/12/2025.

    • 3

      Iniciada a Discussão. Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Lido o Relatório pelo Relator ad hoc, Senador Izalci Lucas.

    • 1

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária em 2/12/2025, o Presidente propôs ao Plenário, tendo em vista acordo firmado, a inclusão na Pauta do Relatório da Receita nº 1/2025, Relatório de Atividades do CAE, apresentados ao PLN 15/2025-CN (PLOA para 2026), bem como dos relatórios apresentados aos PLNs nºs 18, 20, 22, 24, 25, 26 e 27/2025-CN e consultou o Plenário sobre a possibilidade votação dos relatórios da receita, do CAE e o apresentado ao PLN 24/2025, a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

      Em deliberação a inclusão na pauta e a quebra de interstício de 2 (dois) dias úteis dos relatórios apresentados. APROVADAS.

  • PLN 20/2025 CN - Abre ao Orçamento de Investimento da União, em favor da Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte, da Empresa Gerencial de Projetos Navais e da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A., crédito especial no valor de R$ 43.632.528,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 4

      Em votação, o Relatório foi aprovado em 02/12/2025 em ambas as Casas.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Lido o Relatório pela Relatora, Senadora Professora Dorinha Seabra.

    • 1

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária em 2/12/2025, o Presidente propôs ao Plenário, tendo em vista acordo firmado, a inclusão na Pauta do Relatório da Receita nº 1/2025, Relatório de Atividades do CAE, apresentados ao PLN 15/2025-CN (PLOA para 2026), bem como dos relatórios apresentados aos PLNs nºs 18, 20, 22, 24, 25, 26 e 27/2025-CN e consultou o Plenário sobre a possibilidade votação dos relatórios da receita, do CAE e o apresentado ao PLN 24/2025, a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

      Em deliberação a inclusão na pauta e a quebra de interstício de 2 (dois) dias úteis dos relatórios apresentados. APROVADAS.

  • PLN 22/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor das Justiças Eleitoral, do Trabalho e do Distrito Federal e dos Territórios, crédito especial no valor de R$ 600.000,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 4

      Em votação, o relatório foi APROVADO em 02/12/2025.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Lido o Relatório pelo Relator, Deputado Capitão Augusto.

    • 1

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária em 2/12/2025, o Presidente propôs ao Plenário, tendo em vista acordo firmado, a inclusão na Pauta do Relatório da Receita nº 1/2025, Relatório de Atividades do CAE, apresentados ao PLN 15/2025-CN (PLOA para 2026), bem como dos relatórios apresentados aos PLNs nºs 18, 20, 22, 24, 25, 26 e 27/2025-CN e consultou o Plenário sobre a possibilidade votação dos relatórios da receita, do CAE e o apresentado ao PLN 24/2025, a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

      Em deliberação a inclusão na pauta e a quebra de interstício de 2 (dois) dias úteis dos relatórios apresentados. APROVADAS.

  • PLN 24/2025 CN - Abre ao Orçamento de Investimento da União, em favor do Banco da Amazônia S.A. - Basa, do Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro e da Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN, crédito suplementar no valor de R$ 46.769.856,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 4

      Em votação, o Relatório foi APROVADO em 02/12/2025 em ambas as Casas do Congresso Nacional.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Lido o Relatório pelo Relator Deputado Tião Medeiros.

    • 1

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária em 2/12/2025, o Presidente propôs ao Plenário, tendo em vista acordo firmado, a inclusão na Pauta do Relatório da Receita nº 1/2025, Relatório de Atividades do CAE, apresentados ao PLN 15/2025-CN (PLOA para 2026), bem como dos relatórios apresentados aos PLNs nºs 18, 20, 22, 24, 25, 26 e 27/2025-CN e consultou o Plenário sobre a possibilidade votação dos relatórios da receita, do CAE e o apresentado ao PLN 24/2025, a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

      Em deliberação a inclusão na pauta e a quebra de interstício de 2 (dois) dias úteis dos relatórios apresentados. APROVADAS.

  • PLN 25/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor do Superior Tribunal de Justiça, crédito suplementar no valor de R$ 13.500.000,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 4

      Em votação, o Relatório foi APROVADO em 02/12/2025.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Lido o Relatório pelo Relator ad hoc, Deputado Newton Cardoso Junior.

    • 1

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária em 2/12/2025, o Presidente propôs ao Plenário, tendo em vista acordo firmado, a inclusão na Pauta do Relatório da Receita nº 1/2025, Relatório de Atividades do CAE, apresentados ao PLN 15/2025-CN (PLOA para 2026), bem como dos relatórios apresentados aos PLNs nºs 18, 20, 22, 24, 25, 26 e 27/2025-CN e consultou o Plenário sobre a possibilidade votação dos relatórios da receita, do CAE e o apresentado ao PLN 24/2025, a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

      Em deliberação a inclusão na pauta e a quebra de interstício de 2 (dois) dias úteis dos relatórios apresentados. APROVADAS.

  • PLN 27/2025 CN - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor das Justiças Federal e Eleitoral, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, crédito suplementar no valor de R$ 254.878.286,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 4

      Em votação, o Relatório foi APROVADO, em 2/12/2025.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

    • 2

      Lido o Relatório pelo Relator ad hoc, Deputado João Cury.

    • 1

      Na continuação da 10ª Reunião Deliberativa Ordinária em 2/12/2025, o Presidente propôs ao Plenário, tendo em vista acordo firmado, a inclusão na Pauta do Relatório da Receita nº 1/2025, Relatório de Atividades do CAE, apresentados ao PLN 15/2025-CN (PLOA para 2026), bem como dos relatórios apresentados aos PLNs nºs 18, 20, 22, 24, 25, 26 e 27/2025-CN e consultou o Plenário sobre a possibilidade votação dos relatórios da receita, do CAE e o apresentado ao PLN 24/2025, a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

      Em deliberação a inclusão na pauta e a quebra de interstício de 2 (dois) dias úteis dos relatórios apresentados. APROVADAS.

  • PLN 16/2025 CN - Abre ao Orçamento de Investimento da União, em favor da Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte – CODERN, crédito especial no valor de R$ 10.550.000,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 5

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 03/12/2025.

    • 4

      Iniciada a votação do relatório.

    • 3

      Iniciada a discussão da matéria.

      Não houve quem quisesse discutir a matéria

      Encerrada a Discussão.

    • 2

      Lido o relatório pelo Relator ad hoc, Deputado Capitão Augusto.

    • 1

      Na reunião de 03/12/2025 foi aprovada por ambas as Casas a inclusão na pauta e a votação do relatório, a despeito do previsto no art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

  • PLN 26/2025 CN - Abre aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, em favor de diversos órgãos do Poder Executivo federal e de Operações Oficiais de Crédito, crédito suplementar no valor de R$ 14.428.665.740,00.

    Análise iniciada e não concluída

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 4

      Às 16h44 a reunião foi suspensa, para viabilizar a incusão do relatório no sistema.

    • 3

      Discutiu a matéria o Deputado Bohn Gass.

    • 2

      Iniciada a discussão.

    • 1

      Incluído em pauta, com aprovação de ambas as Casas Legislativas, na reunião de 02/12/2025.

      Na reunião de 03/12/2025 foi aprovada por ambas as Casa a votação do Relatório Preliminar com Emendas e dos relatórios apresentados ao PLN 16 e 26/2025-CN, a despeito do previsto no art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

  • PLN 23/2025 CN - Abre ao Orçamento de Investimento da União, em favor da Telecomunicações Brasileiras S.A., crédito especial no valor de R$ 53.040.201,00.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 7

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 03/12/2025.

    • 6

      Iniciada a votação do relatório.

    • 5

      Encerrada a discussão.

    • 4

      Não houve quem quisesse discutir a matéria e não foram apresentados destaques.

    • 3

      Iniciada a discussão e o prazo para apresentação de destaques.

    • 2

      Lido o relatório pelo relator ad hoc, deputado Castro Neto.

    • 1

      Na reunião de 03/12/2025 foi aprovada por ambas as Casas a inclusão na pauta e a votação do relatório, a despeito do previsto no art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

  • PLN 28/2025 CN - Abre ao Orçamento de Investimento da União, em favor da Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, crédito especial no valor de R$ 600.000,00, para inclusão de programações na Lei Orçamentária vigente.

    Aprovada

    • Autor: da Presidência da República

    Passo a Passo

    • 2

      Lido o relatório pelo Relator ad hoc, Deputado Castro Neto.

      Iniciada a discussão.

      Não houve quem quisesse discutir a matéria.

      Encerrada a discussão.

      Iniciada a votação do relatório.

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 03/12/2025.

    • 1

      Na reunião de 03/12/2025 foi aprovada por ambas as Casas a inclusão na pauta e a votação do relatório, a despeito do previsto no art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional, que estabelece que a apreciação dos relatórios somente poderá ocorrer após o prazo de 2 (dois) dias úteis, de sua distribuição.

      Lido o relatório pelo Relator ad hoc, Deputado Castro Neto.

  • AVN 5/2025 CN - Encaminha o relatório de auditoria constante do Fiscobras 2016, que teve como objeto as obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis/RJ (NSS), pertencentes à rodovia BR040/MG/RJ, entre Juiz de Fora/MG – Rio de Janeiro/RJ, trecho concedido à Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio – Concer em 31/8/1995 (Contrato de Concessão PG138/95-00).

    Aprovada

    • Autor: do Tribunal de Contas da União

    Passo a Passo

    • 1

      Tendo em vista acordo firmado em Reunião do Colegiado de Líderes, o presidente propôs ao Plenário, a inclusão na Pauta dos 16 Relatórios Setoriais da LOA 2026 e complementações de voto, bem como dos Relatórios do COI nºs 1 e 2. Consultou quanto à possibilidade de votação dessas proposições a despeito do previsto no Art. 128 da Resolução nº 1 de 2006 do Congresso Nacional.

      Em votação, a quebra de interstício e a inclusão na pauta foram aprovadas.

      Lido o relatório nº 1 do COI pelo coordenador Deputado Junio Amaral.

      Não houve quem quisesse discutir a matéria e não foram apresentados destaques.

      Em deliberação o Relatório nº 1 do COI foi APROVADO em 9/12/2025.

  • PIN 1/2025 CMO - Regula procedicmentos para apresentação de emendas de bancada estadual ao Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2006 - PLOA 2026.

    Aprovada

    • Autor: Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL)

    Passo a Passo

    • 7

      Minuta da Instrução Normativa aprovada, em ambas as Casas, em 30/09/2025.

    • 6

      Iniciada a votação da Minuta.

    • 5

      Encerrada a discussão.

    • 4

      O Senador Izalci Lucas discutiu a matéria.

    • 3

      Iniciada a discussão.

    • 2

      Lida a Minuta da Instrução Normativa pelo Autor, Deputado Isnaldo Bulhões.

    • 1

      Aprovada a inclusão na pauta, em 30/09/2025.

  • RRC 1/2025 CMO => PLN 15/2025 CN - VOTO: pela APROVAÇÃO do Projeto de Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2026, no que concerne às estimativas de receitas, nos termos apresentados neste Relatório.

    Aprovada

    • Autora: da Sra. Professora Dorinha Seabra

    Passo a Passo

    • 7

      Relatório aprovado em ambas as Casas em 03/12/2025.

    • 6

      Iniciada a votação do relatório.

    • 5

      Tendo em vista que o Comitê de Admissibilidade de Emendas – CAE não se manifestou quanto às emendas de Relator, conforme dispõe o parágrafo único do art. 25 da Resolução nº 1, de 2006, do Congresso Nacional, foi solicitada a autorização do Plenário para a votação do Relatório da Receita apresentado ao Projeto de Lei Orçamentária para 2026. Solicitação aprovada em ambas as Casas Legislativas.

    • 4

      Encerrada a discussão e o prazo de destaques.

    • 3

      Não houve quem quisesse discutir a matéria, nem apresentar destaques.

    • 2

      Iniciada a discussão e o prazo para apresentação de destaques.

    • 1

      Lido o relatório pela Relatora, Senadora PROFESSORA DORINHA SEABRA.

  • CVO 1 CMO => PLN 2/2025 CN - Parecer com Complementação de Voto, Dep. Gervásio Maia (PSB-PB), pela aprovação.

    Aprovada

    • Autor: Gervásio Maia (PSB-PB)

    Passo a Passo

    • 1

      Iniciada a votação do Relatório e das Complementações de Voto 1, 2 e 3, referentes ao PLN 2/2025, ressalvados os destaques.

      Relatório e Complementações de Voto 1, 2 e 3 aprovados, ressalvados os destaques, em ambas as Casas em 03/12/2025.

  • CVO 2 CMO => PLN 2/2025 CN - Complementação de Voto

    Aprovada

    • Autor: Gervásio Maia (PSB-PB)

    Passo a Passo

    • 1

      Apresentado o parecer com Complementação de Voto ao PLN 2/2025, pela aprovação.

      Iniciada a votação do Relatório e das Complementações de Voto 1, 2 e 3, ressalvados os destaques.

      Relatório e Complementações de Voto 1, 2 e 3 aprovados, ressalvados os destaques, em ambas as Casas em 03/12/2025.

  • CVO 3 CMO => PLN 2/2025 CN - Complementação de Voto

    Aprovada

    • Autor: Gervásio Maia (PSB-PB)

    Passo a Passo

    • 1

      Apresentado o parecer com Complementação de Voto relativo ao PLN 2/2025, pela aprovação.

      Iniciada a votação do Relatório e das Complementações de Voto 1, 2 e 3, ressalvados os destaques.

      Relatório e Complementações de Voto 1, 2 e 3 aprovados, ressalvados os destaques, em ambas as Casas em 03/12/2025.

  • CVO 1 CMO => RAT 9 CMO => PLN 15/2025 CN - Complementação de Voto ao Relatório Setorial da Area Temática Assistência Social e Família

    Aprovada

    • Autor: do Sr. Wilder Morais

    Passo a Passo

    • 1

      Em deliberação, o relatório da área temática IX e a complementação de voto foram APROVADOS em 9/12/2025 nas representações das duas Casas do CN.

  • CVO 1 CMO => RAT 13 CMO => PLN 15/2025 CN - Complementação de Voto ao Relatório Setorial da Area Temática Defesa

    Aprovada

    • Autor: do Sr. Esperidião Amin

    Passo a Passo

    • 1

      Em deliberação, o relatório da área temática XIII e a complementação de voto foram APROVADOS em 9/12/2025, nas representações das duas Casas do CN.

Propostas previstas 7