Acompanhe

CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS Reunião Técnica - 12/09/2019

Detalhes

Tema:
Reunião Temática Grupo de Estudos Cidades Inteligentes Auditores TCU
Local:
EDIFÍCIO SEDE DO TCU - TÉRREO - SALA MULTIUSO
Início:
12/09/2019 às 09h30
Término:
12/09/2019 às 12h20
Situação:
Encerrada
Pauta:
56ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa

Reunião Temática do Grupo de Estudos
CIDADES INTELIGENTES COM AUDITORES DO TCU

P A U T A

Encontro do CEDES com auditores do TCU com o objetivo de promover a troca de informações sobre a visão do controle acerca dos desafios que envolvem a implementação e a sustentabilidade ambiental, econômico e financeira das cidades inteligentes e sobre o papel dos órgãos de controle na promoção e no estímulo à inovação no País.
O Tribunal de Contas da União é ator relevante na formulação, execução e aperfeiçoamento de políticas públicas no Brasil, de modo que ouvir a opinião dos auditores sobre os temas tratados no estudo do CEDES é de grande relevância.
O estudo Cidades Inteligentes é um dos densos temas conduzidos pelo CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados e tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.
A relevância do tema traz diversos novos conceitos e instrumentos capazes de gerar inovação e melhorias para cidades e cidadãos brasileiros. Seus objetivos envolvem a coleta de informações com a maior variedade possível de atores e especialistas, a fim de aprofundar o conhecimento do tema no Brasil, identificar as problemáticas existentes e elaborar propostas de soluções. Assim, o estudo está dividido nos seguintes eixos: Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas; Sustentabilidade; Sociedade inovadora e altamente qualificada; Governança mediada por tecnologia e participação cidadã; e Economia baseada em conhecimento.
Os relatores do estudo são os deputados FRANCISCO JR (PSD/GO), HAROLDO CATHEDRAL (PSD/RR), ANGELA AMIN (PP/SC) e EDUARDO BRAIDE (PMN/MA).
DATA: 12/09 (quinta-feira)
LOCAL: EDIFÍCIO SEDE DO TCU - TÉRREO - SALA MULTIUSO
HORÁRIO: 9:00
PALESTRANTES DO TCU
Fabiana Ruas Vieira, Diretora do Centro de Promoção de Cultura e Inovação;
Manoel Moreira de Souza Neto, Secretário de Controle Externo da Seinfra Eletrica;
Andreia Rocha Bello de Oliveira, Secretária de Controle Externo da Secex Desenvolvimento.