Foto do(a) deputado(a) COUTINHO JORGE PMDB-PA

COUTINHO JORGE

Biografia
  • Data de falecimento: 17/03/2019
  • Profissões: Economista; Professor
  • Escolaridade: Superior

Mandatos (na Câmara dos Deputados):

Deputado(a) Federal - 1983-1987, PA, PMDB, Dt. Posse: 01/02/1983.

Licenças:

Licença para tratar de assuntosde interesses particulares, por 120 dias, de 7 de agosto de 1875 a 12 de julho de 1975. Licença apartir de 20 de maio de 1985 para assumir a secretaria de Estado da educação.

Renúncias:

Renunciou ao mandato de Deputado Federal, na Legislatura, 1983-1987, em 1º de janeiro de 1986, para assumir a prefeitura de Capital de Estado.

Atividades Parlamentares:

C.D.:COMISSÕES: Economia, Indústria e Comércio, Membro, 1983; Minas e Energia, Suplente, 1983.

Mandatos Externos:

Prefeito(a).

Atividades Profissionais e Cargos Públicos:

Assessor Técnico, Diversos Projetos Públicos e Privados; Coordenador do Curso de Economia e Vários Cursos de Pós-Graduação, Universidade Federal do Pará, PA; Professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, PA; Secretário , Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado, PA, 1975 - 1982; Secretário-Geral, Instituto de Desenvolvimento Econômico-Social - Idesp, PA, 1975.

Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos:

Membro, Conselho da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM; Membro, Conselho Deliberativo da Região Metropolitana de Belém, PA; Membro, Conselho Superior de Desenvolvimento do Pará, PA.

Estudos e Cursos Diversos:

Ciências Econômicas, Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialização em Planejamento do Desenvolvimento Econômico, Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social - ILPES/ONU.

Obras Publicadas:


I Plano de Diretrizes e Estratégias - PDE (1978-1979). Belém, PA: Governo do Estado do Pará;
Diversos Artigos Técnicos nos Jornais do Estado do Pará ;
Diversos Artigos Técnicos nos Jornais do Estado do Pará;
Diversos Artigos Técnicos nos Jornais do Estado do Pará;
Necessidade do Planejamento Urbano e a Criação da CODEM. Revista Econômica do BASA, Jan./Abr. . Belém, PA, 1971;
A Estratégia de Planejamento do Governo do Estado do Pará frente ao II PND. Brasília, DF: Revista Senado Federal, Estudos e Debates IV, Jun. , 1975.