Cidadania

Piso salarial da enfermagem é destaque da interação com o cidadão em 2022

Dado faz parte do primeiro relatório anual de análise da participação popular sobre as proposições legislativas

27/02/2023 - 16:18  

Relatório Consolidado Anual 2022 de análise das proposições legislativas com maior número de visualizações e interações dos cidadãos com a Câmara dos Deputados revelou que duas proposições relacionadas ao piso salarial da enfermagem, o PL 2564/2020 e a PEC 11/2022, dominaram a participação popular nos canais da Casa. No Portal da Câmara e nas contas institucionais nas redes sociais, foram mais de 3 milhões de repercussão (visualizações + interações).

Em segundo lugar, as proposições sobre política e administração pública foram as que mais tiveram repercussão, com assuntos como reforma administrativa, orçamento, eleições, permissões e concursos públicos.

No ranking das 10 proposições com mais repercussão, a temática abrangeu também economia, meio ambiente e energia e segurança, o que revela a mobilização de setores diferentes da sociedade.

O canal que concentrou mais repercussão foi o YouTube, devido às transmissões e aos chats ao vivo. Juntos, os canais institucionais Notícias e Enquetes correspondem a mais de 43% do total de repercussão.

Os relatórios mensais começaram a ser feitos em fevereiro do ano passado com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão tanto dos parlamentares quanto das unidades administrativas da Casa.

Para a elaboração do relatório anual, foram analisadas as 95 propostas legislativas que mais mobilizaram os cidadãos em 2022. Na plataforma de enquetes, elas foram responsáveis por mais de 85% do total de votos e cerca de 67% de comentários no período.

Estrutura

O relatório é feito mensalmente e organizado em três seções: “Foi Destaque” (propostas aprovadas ou que estão no Senado Federal); “Em Alta” (propostas com maior repercussão popular nos canais da Casa); e “Radar” (propostas que estão em tendência de crescimento de repercussão).

As análises das proposições “Em Alta” incluem os argumentos mais recorrentes usados pelos cidadãos; contribuições para o debate e possíveis motivadores da mobilização; mapa com as unidades da Federação que mais acessaram as propostas proporcionalmente à população; breve clipping de notícias; além de condensado dos dados, mostrando os temas e canais de destaque.

A participação da sociedade ocorre por meio dos diversos canais disponibilizados pela Casa, como enquetes legislativas, comentários de notícias, audiências interativas, Fale Conosco, Disque-Câmara, contas no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.