Informática

Real Digital, a nova moeda programável brasileira, é o tema do LabTalks desta sexta (25)

23/11/2022 - 18:10  

O Laboratório Hacker da Câmara debate nesta sexta-feira (25) o projeto do Banco Central que vai permitir a criação do Real Digital. O convidado para explicar e esclarecer os impactos dessa nova moeda digital programável brasileira no setor financeiro é o líder do projeto Real Digital no Banco Central, Fábio Araújo. O LabTalks começa às 15h, com transmissão pelo canal do LabHacker no YouTube

Moeda Digital
As moedas digitais estão sendo desenvolvidas por diversos bancos centrais, entre eles, os da Suécia, da China e dos EUA. As chamadas CBDCs (Central Bank Digital Currencies) são moedas fiduciárias (oficiais dos países). Não são criptomoedas, como o bitcoin e o ethereum. Os novos serviços para o cidadão com o Real Digital e a relação da nova moeda com o PIX, open finance e finanças descentralizadas são alguns dos temas que serão discutidos.

Novas tecnologias e segurança
O Real Digital deve começar a ser usado apenas em transações financeiras e investimentos em 2023. O nível de controle que o Banco Central terá sobre as transações com essa nova moeda está em fase preliminar de discussão. Privacidade e segurança são algumas das preocupações que permeiam a implementação da nova moeda.

Participação on-line
Para participar do LabTalks e interagir durante o debate, basta acessar o canal do LabHacker no YouTube e, se quiser, enviar dúvidas ou comentários pelo chat para serem respondidos durante a live. Os vídeos ficam gravados no canal.

O LabTalks reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados quinzenalmente, às sextas-feiras.

Serviço
Evento: LabTalks –  Real Digital: a nova moeda brasileira programável
Data: sexta-feira (25)
Horário:15h
Transmissãocanal do LabHacker no YouTube
Não há necessidade de inscrição para participar do evento