Câmara Mirim 2022 reúne 120 estudantes em edição virtual até esta sexta (21)
17/10/2022 - 17:47
O Câmara Mirim 2022 reúne, entre quarta (19) e sexta-feira (21), 120 estudantes de várias partes do País que vão assumir o papel de deputados mirins. Durante três dias, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental simulam a atividade parlamentar, debatendo e votando projetos de lei. Nesta edição, o Câmara Mirim ainda será realizado de forma virtual.
Promovido pelo Plenarinho — portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados — a ação educativa, realizada anualmente, já está em sua 17ª edição. Neste ano, os deputados mirins são estudantes do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco (DF); das câmaras mirins de Blumenau (SC), Jaraguá do Sul (SC), Guaramirim (SC) e Balneário Camboriú (SC); do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Mossoró (RN); do Claretiano Colégio, de Rio Claro (SP); da Escola Municipal Mãe Vitória, de Petrolina (PE); e da Escola Municipal Vila São Jorge, de Portão (RS).
Votação de propostas
As propostas que serão analisadas pelos deputados mirins foram elaboradas pelos próprios estudantes nas etapas iniciais do Câmara Mirim. Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar de forma independente, enviando projeto de lei de sua autoria ao portal Plenarinho, através de formulário eletrônico.
As propostas inscritas são avaliadas por uma equipe de consultores da Câmara dos Deputados, que seleciona as três melhores ideias. Neste ano são as seguintes as três propostas que serão discutidas:
- obrigatoriedade de cardápios acessíveis em todo o País — apresentando pela aluna Ana Sofia Simão, de Mossoró (RN);
- serviços de castração e vacinação gratuitos para animais domésticos de famílias com renda de até um salário mínimo — apresentado pela aluna Letícia Trivelato, de Rio Claro (SP);
- Ampliação da licença-maternidade para 1 ano — apresentado pela aluna Maria Eduarda Suarato Tavares, de Belo Horizonte (MG).
Dinâmica de trabalho
Na quarta (19), os trabalhos começam às 8h30, com o debate em comissão do projeto sobre cardápios acessíveis. Na tarde da quinta-feira (20), a partir das 13h30, os deputados mirins vão debater os projetos sobre castração/vacinação e o que amplia a licença-maternidade. Assim como nas comissões temáticas da Câmara, nesses momentos os estudantes podem tirar dúvidas com as autoras, discutir e apresentar emendas aos textos. Na sexta-feira (21), ocorre a votação virtual no Plenário, das 8h30 às 11h30.
As reuniões de comissão e a Sessão Mirim serão transmitidas pelos canais do Plenarinho e da Câmara no YouTube.
Serviço
Evento: Câmara Mirim 2022
Datas: 19 (das 8h30 às 11h30), 20 (das 13h30 às 16h30) e 21 de outubro (sessão das 8h30 às 11h30)
Transmissão: canais da Câmara e do Plenarinho no YouTube