Cidadania

Câmara e Instituto Palavra Aberta se juntam para promover educação midiática

06/11/2020 - 17:30  

A Câmara dos Deputados firmou Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Palavra Aberta (IPA), com o objetivo de realizar eventos, estudos, pesquisas e produção de conteúdos relacionados à educação midiática, às competências digitais e ao combate à desinformação, especialmente às fake news.

Como primeiro fruto dessa parceria, foi lançada a campanha de conscientização "Questione-se", dirigida aos jovens que votarão pela primeira vez, abordando a importância da valorização do voto, desde o processo de escolha dos candidatos, passando pelo acompanhamento da atuação dos representantes eleitos durante os seus mandatos, até o exercício da cidadania para além do período eleitoral.

A campanha consistirá principalmente de vídeos lúdicos, com a linguagem e o formato do aplicativo TikTok, inaugurando o perfil da Câmara dos Deputados nessa rede social. A proposta é aproveitar o ambiente de engajamento da plataforma que mais cresce no mundo: o app registra um total de mais de 2 bilhões de downloads, com forte apelo entre os jovens de 13 a 28 anos. O caráter leve e descontraído será pano de fundo para conteúdos de educação para a democracia e cidadania digital e o chamamento à reflexão.

Sobre o Acordo de Cooperação Técnica

O Acordo n. 2020/109.0 terá a vigência prevista de cinco anos, sem implicação de compromissos financeiros entre as partes. A parceria está pautada na importância da utilização consciente de informações pelos cidadãos, por meio do conhecimento da fonte, bem como do entendimento do seu conteúdo e propósito.

A parceria Câmara dos Deputados com o Instituto Palavra Aberta vem somar aos esforços da Casa no sentido de capacitar os cidadãos para atuarem numa realidade cada vez mais mediatizada e tomarem as melhores decisões, inclusive na hora de compor o Legislativo, na escolha de seus representantes. Saber obter, entender e produzir informações está no princípio da ação responsável, que por sua vez leva a consequências que têm impacto coletivo.