Uso de WhatsApp pelo serviço público é tema do LabTalks desta sexta-feira (25)
23/09/2020 - 14:36
O Laboratório Hacker (LABHacker) vai debater nesta sexta-feira (25), a partir das 15h, o uso do WhatsApp pelos órgãos públicos. As experiências vão dos tradicionais serviços de envio de notícias institucionais direto aos cidadãos interessados a canais de checagem de fake news e serviços exclusivos.
Com 2 bilhões de usuários ativos, sendo 130 milhões no Brasil, o WhatsApp chamou a atenção dos órgãos públicos, preocupados em fazer suas informações chegarem efetivamente aos cidadãos. A Câmara dos Deputados, por exemplo, criou o Comprove (6199660-2003), um canal de checagem de notícias relacionadas à Casa em que o cidadão pode, pelo aplicativo, tirar dúvidas sobre conteúdos recebidos pelas redes sociais ou sites da internet. O serviço, lançado há um ano, colocou a Câmara como pioneira mundial na checagem de fake news no Legislativo.
Focado nesse pioneirismo e em atender melhor os órgãos públicos, o aplicativo criou, no início deste ano, o cargo de diretor de políticas públicas para o Brasil. Outro ineditismo brasileiro também se dará nos próximos dias, em uma parceria do WhatsApp com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a criação de um canal oficial de denúncias de irregularidades no uso por empresas ou grupos políticos durante as eleições.
Experiências diversas
Planejamento, estratégia e conteúdo também são fundamentais na comunicação dos órgãos públicos pelo WhatsApp. Por isso, no LabTalks, entre um café e outro, os convidados vão contar suas experiências, os sucessos e as dificuldades no uso institucional da ferramenta.
Participam desta edição, profissionais com três perfis de serviços diferentes: divulgação de informações, checagem de fake news e comunicação estratégica. Pela Câmara, a diretora da Coordenação de Interação com a População, Ana Marusia Pinheiro Lima, vai apresentar a experiência de um ano com o Canal Comprove. A jornalista Jéssica Macedo, que coordena a equipe de conteúdo digital da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (GDF), vai falar sobre o dia a dia de contato direto com o cidadão pelo app. Complementando o time do bate-papo, João Paulo Borges, especialista em comunicação por WhatsApp, dará dicas para quem quiser criar uma conta institucional.
Propostas e experiências
A ideia da série “LabTalks - explorando ideias na quarentena“ é reunir pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados sempre às sextas-feiras, a partir das 15 horas.
Para participar, não há necessidade de inscrição. É só acessar o canal do LABHacker no YouTube e, se quiser, mandar a dúvida ou comentário pelo chat.
Serviço
LabTalks – explorando ideias na quarentena: "Uso de WhatsApp pelo serviço público"
Data: sexta-feira 25/9
Horário: 15h
Local: canal do LABHacker no YouTube