Institucional

Consultoria Legislativa da Câmara utiliza inteligência artificial para agilizar trabalhos

Software Ulysses auxilia a distribuição de pedidos parlamentares entre as áreas de conhecimento da Consultoria Legislativa e está aprendendo a fazer tradução automática, reconhecer parlamentares em fotos e vídeos e responder perguntas de cidadãos.

09/08/2019 - 09:04  

A Consultoria Legislativa (Conle) da Câmara dos Deputados iniciou neste ano o uso do Ulysses, inteligência artificial (IA) da Câmara dos Deputados, como segunda opção para distribuição de algumas tarefas do órgão. Projetado para atender, inicialmente, o Portal da Câmara e sistemas legislativos, o Ulysses é o primeiro conjunto de serviços de IA idealizado pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec). Em apenas um mês de uso na Conle, o software já apresenta resultados satisfatórios e atende às expectativas.

Como funciona
O deputado que necessita de auxílio legislativo para elaborar propostas e discursos ou precisa de opiniões terceiras, pode solicitar a demanda junto à Conle. Após recebido, os consultores avaliam o pedido e o encaminham a uma das 22 áreas de conhecimento do órgão. Devido à crescente complexidade de demandas e interdisciplinaridade dos temas, um dos problemas que devem ser evitados é a má alocação dos assuntos. É nesse cenário que o Ulysses contribui para aprimorar e agilizar os trabalhos da Casa.

O software estudou a distribuição de trabalhos desde 2003, tendo como base cerca de 300 mil pedidos. O Ulysses auxilia essa distribuição entre as áreas de conhecimento da Conle, diminuindo o esforço humano nessa tarefa repetitiva e possibilitando que os profissionais dediquem mais tempo à análise e produção dos resultados esperados pelos parlamentares. A expectativa de aprimoramento é alta e, gradualmente, o Ulysses auxiliará ainda mais a Consultoria.

Além da tematização automática de textos legislativos, que já está em funcionamento, o software está aprendendo a fazer tradução automática, reconhecer parlamentares em fotos e vídeos, analisar o sentimento de uma sentença em português e responder perguntas de cidadãos. Outras ideias que estão em fase de planejamento a curto prazo incluem reconhecimento do orador por voz, transformação automática de áudio em texto, extração de palavras-chave de documentos legislativos e elaboração de resumos de textos legislativos.