Saúde

Congresso recebe iluminação rosa para celebrar o Dia Nacional da Mamografia

05/02/2026 - 17:27  

O Palácio do Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor rosa, nesta quinta-feira (5), para marcar o Dia Nacional da Mamografia. A celebração em 5 de fevereiro, instituída pela Lei 11.695/2008, visa chamar a atenção para a importância do exame na detecção precoce de alterações nas mamas.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda a realização da mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O exame serve para uma possível identificação do câncer antes do surgimento de sintomas clínicos. Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco e definição da conduta a ser adotada.

Elói Corrêa/GOVBA
Saúde - mamografia - Governo da Bahia ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa.
Prevenção
Mulheres de todas as idades são estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao apalpar as mamas e identificar alguma alteração suspeita, deve-se procurar logo um serviço médico para avaliar o risco de ser câncer.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais comuns são aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos; edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; pele avermelhada e quente; descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

A descoberta do câncer de mama na fase inicial aumenta consideravelmente as chances de cura. A auto-observação das mamas, porém, nunca deverá substituir a mamografia nem o exame físico feito por um profissional de saúde.