Educação

Mestrado Profissional em Poder Legislativo mantém nota máxima da Capes

Nota consolida excelência acadêmica do programa

19/01/2026 - 12:18  

O Programa de Mestrado Profissional em Poder Legislativo (MPPL), do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados, mantém o conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nota máxima atribuída aos mestrados profissionais.

Criado em 2012, o programa apresentou evolução contínua nas avaliações da Capes. No ciclo 2013–2016, avançou da nota 3 para a nota 4 e, na avaliação quadrienal 2017–2020, alcançou o conceito máximo.

A avaliação considera critérios como corpo docente, produção acadêmica e técnica, impacto social e institucional, inserção do programa e caráter inovador. As pesquisas desenvolvidas no MPPL têm foco na pesquisa aplicada em estudos legislativos e na solução de desafios do Poder Legislativo, com destaque para temas como inteligência artificial aplicada a documentos legislativos, orçamento público e processos legislativos.

Desde a sua criação, o MPPL formou 176 mestres e recebeu mais de mil alunos, entre regulares e especiais. Para o período 2025–2028, o programa tem como prioridade o aprimoramento contínuo da qualidade acadêmica, alinhado às recomendações da Capes.

Para mais informações, acesse a página da pós-graduação.