Concursos e seleção

Inscrições para alunos regulares do Mestrado em Poder Legislativo vão até dia 16

08/01/2026 - 15:09  

As inscrições para o processo seletivo para alunos regulares da turma de 2026 do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados terminam no próximo dia 16. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico. Estão aptos a participar aqueles que tenham concluído curso de graduação em nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O edital do processo pode ser conferido no Portal da Câmara.

O mestrado tem por objetivo formar profissionais qualificados com habilidades de pesquisa e de produção de conhecimento no campo dos estudos legislativos. A formação visa tornar os profissionais capazes de intervir efetivamente em problemas complexos da instituição, por meio de práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho. Outro objetivo é estimular o diálogo com as realidades e desafios cotidianos do Poder Legislativo, contribuindo para seu aperfeiçoamento, para o processo democrático e para o atendimento às demandas da sociedade.

O processo seletivo terá as seguintes etapas:
Etapa Preliminar – Prova de Conhecimentos Específicos (data provável de realização: 20/2/2026);
1.ª Etapa – Prova de Redação (data provável de realização: 20/3/2026);
2.ª Etapa – Análise do Pré-Projeto de Pesquisa;
3.ª Etapa – Arguição Oral do Pré-Projeto de Pesquisa (período provável de realização: 8 a 10/5/2026);
4.ª Etapa – Conclusão de Disciplinas como Aluno Especial no MPPL.

O curso dispõe das seguintes linhas de pesquisa:
• Linha 1  Gestão Pública no Poder Legislativo;
• Linha 2  Processos Políticos do Poder Legislativo;
• Linha 3  Política Institucional do Poder Legislativo.

Elaboração de pré-projeto
Para auxiliar na elaboração do pré-projeto de pesquisa, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) sugere que os interessados assistam à aula "Como escrever seu pré-projeto de pesquisa", disponível no canal da Escola da Câmara no YouTube. Conduzida pelo professor do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados Thiago Gomes Eirão, a aula explica a estrutura de um pré-projeto de pesquisa e aponta pontos importantes para a redação deste texto, considerando o modelo exigido pelo edital de seleção.

Estarão isentos do pagamento do valor do curso os servidores da Câmara dos Deputados que não tenham participado, nos três anos anteriores à data de início das aulas, de curso de pós-graduação financiado total ou parcialmente pela Casa.

Mais informações podem ser obtidas no portal do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.