Congresso se ilumina de laranja pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos
10/12/2025 - 11:30
O Congresso Nacional recebe nesta quarta-feira (10) iluminação laranja para apoiar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Essa data marca o dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados também completa 30 anos neste mês. Para celebrar essa data e o Dia Internacional dos Direitos Humanos será realizada uma sessão solene nesta quinta- feira (11), às 16h, no Plenário Ulysses Guimarães.
Fim da violência contra as mulheres
A iluminação também marca o fim da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", que ocorre anualmente de 20 de novembro a 10 de dezembro. A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados realizou várias atividades pela promoção da segurança da mulher como a II Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, debate sobre o balanço dos 10 anos da Lei do Feminicídio e o lançamento do livro "As Pensadoras", volume 5.
Neste ano, o tema da campanha é “UNA-se para Acabar com a Violência Digital contra Todas as Mulheres e Meninas". De acordo com a ONU Mulheres Brasil, a violência contra mulheres e meninas afeta uma em cada três mulheres no mundo. Por isso, é considerada uma emergência global de direitos humanos. A violência digital tem crescido muito nos últimos anos, com ferramentas digitais sendo usadas para perseguir, assediar e abusar de mulheres e meninas. Segundo a ONU, a campanha deste ano também lembra que a segurança digital é essencial para alcançar a igualdade de gênero.