Direitos Humanos

Câmara tem programação especial para Mês da Consciência Negra

Exposições, visitação especial, sessão solene e bate-papo com o escritor Tom Farias, dedicado à pesquisa sobre personalidades negras brasileiras, fazem parte das atividades

18/11/2025 - 17:09  

A Câmara dos Deputados realiza uma série de atividades culturais e de conscientização para celebrar o Mês da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro), data que marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, figura emblemática da resistência à escravidão.

A Lei 14.759/23 tornou o dia 20 de novembro feriado nacional, e a data se tornou um símbolo da luta pela igualdade racial e pelo reconhecimento pleno dos direitos da população negra.

“InVisíveis”
Na Câmara, foi inaugurada, nesta segunda-feira (17), a mostra fotográfica “InVisíveis”, do artista brasiliense Marco Mota, no Espaço do Servidor. A exposição exibe sete fotomontagens em que mulheres negras escravizadas do século XIX são retratadas em cores. Impressas em tecido, as novas obras têm como base fotos em preto e branco assinadas por Alberto Henschel, fotógrafo da Casa Imperial na segunda metade do século XIX.

Ao intitular as obras com nomes de outras mulheres – também negras, como Dandara, guerreira no Quilombo de Palmares, Nzinga, heroína de Angola, e Tiye, rainha do Egito Antigo –, o artista busca resgatar o direito à identidade e à memória que foi negado às escravizadas.

Também compõem a exposição frases das autoras Sueli Carneiro, Conceição Evaristo e Lélia Gonzalez, entre outras personalidades negras brasileiras, sobre inclusão, visibilidade, pertencimento e ancestralidade, além da luta contra o racismo e por reparação pelos mais de 300 anos de escravidão.

“Repar(A)ções Já!"
Já nesta quarta-feira (19) será inaugurada a exposição “Repar(A)ções Já! Caminhos de reconstrução e igualdade racial”, no Corredor Tereza de Benguela, dando continuidade à série de exposições promovidas anualmente pelo Centro Cultural da Câmara no Mês da Consciência Negra.

Inspirada no legado da Conferência de Durban — a III Conferência Mundial contra o Racismo, realizada em 2001 — e na luta dos movimentos negros por equidade, a exposição se constrói a partir de uma metáfora: os sapatos e os pés descalços. Historicamente, sobretudo no período do Brasil Colônia, calçar sapatos significava poder, privilégio de circular, decidir e pertencer. O gesto de “descalçar-se”, presente no conceito curatorial da mostra, convida o público a pisar o chão do racismo estrutural e, a partir dele, trilhar caminhos de reparação. Cada colagem e cada texto propõem esse ato simbólico de caminhar junto, reconhecendo as marcas do passado e afirmando a potência de quem transforma o presente.

Com curadoria de Ana Cláudia Lustosa, Deise Benedito, Maíra Brito e Samay Gomes, a exposição apresenta sete eixos temáticos — moradia, saúde, educação, economia, acesso à justiça, poder e política, memória —, cada um ilustrado por colagens que combinam pinturas e fotografias do passado com representações visuais de um futuro possível.

Visitas especiais
Durante o feriado da Consciência Negra, de quinta (20) a domingo (23), o público que vier à Câmara também poderá visitar a exposição Repar(A)ções Já!. A cada 20 minutos, os grupos que aguardam seu horário de visitação institucional serão convidados a acessar o Corredor Tereza de Benguela para conhecer a mostra. A iniciativa busca incentivar a reflexão e o debate sobre reparação histórica.

Sessão solene
Dando continuidade às atividades, acontece na terça-feira (25), às 10h30, no Plenário da Câmara, a sessão solene "Homenagem à Marcha das mulheres negras 2025: por reparação e bem viver", pedida por vários deputados. A Marcha das Mulheres Negras de 2015 reuniu mais de 100 mil mulheres negras em Brasília para denunciar o racismo, o sexismo, a violência e outras formas de opressão. Dez anos depois, a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras ocorre na terça (25), com o tema “Por Reparação e Bem Viver”, projetando um futuro em que a justiça reparatória e a dignidade de todas sejam realidade.

As mulheres negras são a maioria da população feminina brasileira, mas seguem sendo as mais impactadas pelas desigualdades: têm os menores rendimentos, as condições de trabalho mais precarizadas, sofrem mais violência, inclusive com as maiores taxas de feminicídio, e enfrentam diariamente expressões do racismo estrutural e institucional.

Encontro com o Autor
Por fim, a Câmara dos Deputados recebe, no dia 28, o escritor Tom Farias no programa Encontro com o Autor, que acontecerá às 11h, no Salão de Leitura da Biblioteca da Casa. Entre outras atividades, o convidado dedica-se à pesquisa sobre personalidades negras brasileiras, de forma a resgatar a relevância histórica e literária de personagens como Cruz e Sousa, José do Patrocínio, Maria Firmina dos Reis e Carolina Maria de Jesus.

Tom Farias tem 18 livros publicados nos gêneros romance, ensaio, biografia e jornalismo — o último deles, “Toda fúria” (2023). Recebeu seis prêmios literários (da Academia Brasileira de Letras, do governo do estado de Santa Catarina, entre outros) e foi duas vezes finalista do prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 2009 e 2019. O escritor também é colunista do jornal Folha de S. Paulo. O Encontro com o Autor é uma parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados, com apoio da TV Câmara.

Serviço
Exposição “InVisíveis”, de Marco Mota

Data: de 17 de novembro de 2025 a 8 de janeiro de 2026, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor – Anexo II - Câmara dos Deputados

Exposição: Repar(A)ções Já! – Caminhos de reconstrução e igualdade racial
Data: 19 de novembro a 26 de dezembro, das 9h às 17h
Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados

Visitas especiais
Data: de 20 a 23 de novembro - visitantes da Câmara poderão conhecer a exposição Repar(A)ções Já!. Das 9h às 17h, saídas a cada 20 minutos.
Local: a entrada é pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional.

Sessão solene "Homenagem à Marcha das mulheres negras 2025: por reparação e bem viver"
Data: dia 25 de novembro, às 10h30.
Local: Plenário da Câmara dos Deputados.

Encontro com o Autor Tom Farias
Data: 28 de novembro, às 11h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados – Anexo II