Educação

Programa Estágio-Visita proporciona experiência legislativa a universitários de várias partes do país

13/11/2025 - 18:46  

A segunda edição do Estágio-Visita 2025 terminou nesta quinta-feira (13), na Câmara dos Deputados. Oitenta universitários de todo o país estiveram em Brasília desde segunda-feira (10) para a etapa presencial do programa, que proporciona aos estudantes uma imersão no trabalho legislativo e estimula a participação democrática. Os participantes aprendem sobre o papel do Poder Legislativo, valores democráticos e temas ligados à política, entre outros conteúdos.

                                                               Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Estudante de Direito em Alagoas, Kurt Bruno Alves Ferreira avalia que a experiência com o programa tornou mais palpável o sonho de um dia ser um representante do povo na Câmara dos Deputados. "Quando a gente chega aqui e está num plenário, e também discutindo e conversando com parlamentares, esse espaço começa a ser mais acessível e a adentrar no nosso imaginário", comentou.

Para Anna Luísa de Almeida Mendonça, também estudante de Direito em Alagoas, um dos pontos altos da visita foi conhecer o trabalho dos assessores parlamentares. "Esses servidores dos gabinetes nos receberam com muito amor, o que me chamou muito a atenção, porque a gente não vê essas pessoas, são pessoas que trabalham nos bastidores, mas que são imprescindíveis para o funcionamento das Casas", observou.

"A gente vem para Brasília com a ideia de que aqui é tudo muito cheio de regalias, muito bagunçado, mas quando pisa aqui vê que tudo tem protocolo, tudo segue um rito", constatou o estagiário-visitante Marcus Vinicius Pimenta Delgado, estudante de Direito em Juiz de Fora, Minas Gerais. 

Já para Jennifer Jhuliane de Jesus Rique Zeni, estudante de Direito em Rondônia, a experiência a fez entender a importância de vir a Brasília não apenas para contemplar os pontos turísticos da cidade e tirar fotos, mas para conhecer de fato como as coisas funcionam.

Programação
Os estudantes selecionados participaram de uma formação de 40 horas dividida em duas etapas: a primeira, na modalidade à distância EAD, com carga horária de 15 horas, de 20 de outubro a 7 de novembro; e a segunda, na modalidade presencial com carga horária de 25 horas, de 10 a 13 de novembro, na Câmara dos Deputados.

Neste ano, pela primeira vez, as vagas foram definidas por sorteio, realizado no dia 9 de outubro e transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e estar matriculado regularmente em curso de graduação ou pós-graduação.