Saúde

Congresso fica azul para alertar sobre câncer de próstata

12/11/2025 - 10:01  

O Congresso Nacional recebe iluminação na cor azul, a partir desta quarta (12) até domingo (16), em apoio ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha teve origem na Austrália, em 2003, e foi inspirada no movimento Outubro Rosa, que já alertava o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama. A cor azul foi escolhida para sensibilizar o público masculino sobre a saúde da próstata.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele. Dados do Ministério da Saúde informam que  mais de 17 mil mortes pela doença foram registradas em 2023, ou seja, 47 por dia. Para 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos da doença, o que equivale a 196 por dia.

Prevenção
Exames anuais podem evitar que a doença seja detectada em estágios avançados. Quando identificado e tratado precocemente, as chances de cura chegam a 90%. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame de toque retal seja feito a partir dos 50 anos para homens que não possuam casos desse tipo de câncer na família. Para homens negros e aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se começar os exames aos 45 anos.