Visitação Institucional

Visitação ao Congresso neste fim de semana tem horário especial e exibição de filme em homenagem a Abdias do Nascimento

30/10/2025 - 16:11  

O Serviço de Visitação Institucional ao Congresso Nacional informa que as visitas guiadas neste fim de semana funcionarão, excepcionalmente, nos seguintes horários:
• Sexta-feira (31/10): das 9h às 17h
• Sábado (1º/11): das 9h às 17h
• Domingo (2/11): das 9h às 15h30
O acesso é feito pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional.

Quem fizer a visitação guiada neste sábado (1º) e domingo (2) terá uma atração extra: a exibição do filme em realidade virtual O Sonho de Abdias. Com duração de 7 minutos, a obra é uma homenagem a Abdias do Nascimento (1914-2011), primeiro senador autodeclarado negro. A exibição integra a programação dos 200 anos do Senado.

O Sonho de Abdias foi selecionado para Mostra de Filmes VR da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Foi filmado no Plenário do Senado com a participação de atores profissionais e servidores voluntários. Abdias do Nascimento é representado pelo ator Rocco Pitanga, que conversa com a estudante Janaína, vivida pela atriz Sophia Rosa. Ele fala sobre o sonho de um Senado mais representativo, explica que antes dele outros representantes exerceram o mandato, mas não foram reconhecidos como negros, levando o público a uma experiência única como se estivesse junto com o senador quando fez seu primeiro pronunciamento no Plenário.
Biografia
Abdias do Nascimento foi deputado federal de 1983 a 1987 e senador de 1997 a 1999. Pautou sua atuação política na defesa da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil.
Poeta, escritor, dramaturgo e artista visual, Abdias é apontado como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Ativista desde a década de 1930, fundou o Teatro Experimental do Negro, em 1944, e criou o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), em 1981, para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura. Em 2010 foi indicado oficialmente ao Prêmio Nobel da Paz. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 97 anos.

VisitaçãoA visitação ao Congresso Nacional é gratuita e realizada de forma integrada pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos. A duração do percurso da visita é de cerca de 50 minutos.

Todos os visitantes acima de 12 anos precisam ser identificados individualmente, mediante a apresentação de documento oficial com foto.

Estrangeiros devem apresentar passaporte ou, quando integrante do Mercosul, documento de identificação oficial do país de origem.

Mais informações estão disponíveis na página do Programa de Visitação do Congresso Nacional.