História

Servidores constituintes são homenageados em solenidade de abertura de exposição na Câmara

Cerimônia contou com a presença das deputadas constituintes Benedita da Silva e Lídice da Mata; a mostra vai até o dia 19 de dezembro no Centro de Documentação e Informação, retratando o trabalho dos servidores da Câmara durante a Assembleia Constituinte de 1987/88

29/10/2025 - 17:51  

A exposição “Servidores Constituintes: na Câmara, todos fazem história” foi oficialmente aberta nesta terça-feira (28), Dia do Servidor Público, em uma solenidade que lotou o hall de entrada do Centro de Documentação e Informação (Cedi).

No evento, cinco servidores da Câmara dos Deputados receberam uma homenagem especial, em nome dos 131 que trabalharam na Assembleia Constituinte de 1987/88 e continuam na ativa. Foram eles: Egio Almeida Andrade, Jose Wellington Santana Santos, Lucio Henrique Xavier Lopes, Marisa Seixas Prata e Mauro Limeira Mena Barreto.

Também presentes à cerimônia, as deputadas constituintes Benedita da Silva (PT-RJ) e Lídice da Mata (PSB-BA) receberam réplicas da Constituição Cidadã, com as assinaturas de todos os parlamentares que participaram de sua elaboração. O deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que também foi constituinte, não pôde comparecer.

Benedita da Silva destacou que os servidores merecem essa homenagem pelo tempo de trabalho na Câmara e pela contribuição que deram ao país. “Sem vocês, nós parlamentares não teríamos nenhuma condição de exercer nossas funções legislativas”, disse. Ela lembrou que a Constituinte foi uma grande festa, e seria impossível sem os servidores.

Lídice da Mata também celebrou os servidores, ressaltando que eles foram tão importantes quanto os constituintes. “Na verdade, cada servidor foi um constituinte”, afirmou. A deputada ainda pontuou que não há na história do Brasil o registro de uma Constituição que tenha uma marca tão popular, de mobilização tão grande do povo brasileiro.

Detalhes da exposição
A mostra “Servidores Constituintes” foi concebida para revelar a dimensão humana e coletiva do esforço daqueles que prestaram apoio fundamental aos parlamentares constituintes. Por meio de documentos, fotos, dados, livros e depoimentos em vídeo, é retratado o trabalho que percorreu diferentes etapas do processo, da preparação para os debates às decisões e à ampla divulgação dos resultados.

Os visitantes são convidados a uma jornada que começa no hall de entrada do Cedi, onde estão expostos móveis e objetos do Museu da Câmara usados no período da Constituinte; documentos históricos e fotos registrando servidores atuando na assembleia. Há também um mural com os nomes dos 131 servidores constituintes ainda na ativa.

No piso inferior, que abriga a Biblioteca da Câmara, a exposição continua com a apresentação de livros, alguns deles da Seção de Obras Raras e Especiais, relacionados à Assembleia Constituinte e à Constituição; cópias de exemplares do Jornal da Constituinte; e materiais usados em processos de restauração e conservação desse patrimônio histórico.

Foi montada ainda uma sala para o “Cine Constituinte”, que exibe um vídeo com depoimentos de servidores que deram apoio aos parlamentares; e uma réplica da Constituição está disponível para manuseio.

O Arquivo Histórico da Câmara mantém um acervo acessível em formato digital sobre a Assembleia Constituinte de 1987/88; a Edições Câmara tem diversos títulos relacionados à Constituição e à Constituinte, inclusive a própria Carta, disponíveis no site da Editora e na Livraria da Câmara; e a Biblioteca possui obras sobre o tema para empréstimo e no repositório da Biblioteca Digital.

Serviço:
Exposição “Servidores Constituintes: na Câmara, todos fazem história”
Data:
 até 19 de dezembro
Horário: 9h às 18h, segunda a sexta
Local: Centro de Documentação e Informação, pisos superior e inferior (Biblioteca), Anexo 2
Entrada franca