Congresso se ilumina de rosa para conscientização sobre câncer de mama e de colo uterino
17/10/2025 - 10:47
O Congresso Nacional ganha iluminação especial, na cor rosa, de sexta-feira (17) até segunda (20), para conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino.
A projeção faz parte do Outubro Rosa e tem o objetivo de aumentar as chances de cura e reduzir os casos de mortalidade.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, atingindo uma a cada 12 mulheres. A cada 30 minutos, uma mulher morre desse tipo de câncer, mas a chance de cura é de 95% com o diagnóstico precoce. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, que deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética, além de biópsia.
Para o tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. A Lei 12.732/12 estabelece que o paciente com câncer tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.