Saúde

Congresso recebe projeção de frases e cores no combate à meningite

14/10/2025 - 09:29  

Na fachada do Congresso Nacional serão exibidas frases e cores nesta terça-feira (14), das 18h às 23h59, para marcar o Dia Mundial de Combate à Meningite, celebrado em 5 de outubro. A meningite é uma infecção grave causada por vírus ou bactérias que atacam as meninges, as membranas que protegem o  cérebro e a medula espinhal.

É essencial conscientizar sobre a gravidade da doença e reforçar a importância da prevenção e da vacinação — principal meio de se proteger contra a doença —, que é considerada um grave problema de saúde pública pelo potencial de transmissão, patogenicidade e relevância social. Entre 2010 e 2024, o Ministério da Saúde registrou mais de 240 mil casos de meningite e 23.170 óbitos confirmados. Neste ano, entre 1º de janeiro e 4 de abril de 2025, já foram confirmados 1.980 casos de meningite no país, com 168 mortes.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece, gratuitamente, vacinação contra as formas mais graves de meningite. A doença pode ser transmitida por tosse, espirros e beijos, e as crianças entre 6 meses e 1 ano são as mais sensíveis.

Sintomas e Incidência
Existem dois tipos principais: a viral, que geralmente é mais leve e tem sintomas parecidos com os da gripe, e a bacteriana, que é mais grave e pode causar febre alta, dores intensas e outros sinais preocupantes. As meningites bacterianas são mais comuns no outono-inverno e as virais na primavera-verão.

O Ministério da Saúde orienta buscar atendimento médico imediato ao aparecerem os seguintes sintomas:
– febre alta ou persistente;
– rigidez de nuca, com dificuldade de encostar o queixo no peito;
– alterações no estado mental: confusão, sonolência, irritabilidade ou agitação;
– dor de cabeça intensa, diferente do habitual, muitas vezes acompanhada de rigidez no pescoço;
– náuseas e vômitos;
– aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
– manchas vermelhas na pele, que podem parecer picadas ou erupções, mais comuns na meningite meningocócica.

No Brasil, a meningite é comum, mas a vacinação tem mostrado resultados muito positivos, reduzindo os casos de forma significativa. Por isso, vacinar-se é fundamental para controlar a doença e proteger a saúde de todos.