Saúde

Iluminação verde no Congresso celebra Dias Nacionais de Luta da Pessoa com Deficiência e de Conscientização sobre as Distrofias Musculares

17/09/2025 - 14:48  

O Congresso Nacional ganha iluminação verde, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), em celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e do Dia Nacional de Conscientização sobre as Distrofias Musculares.

O objetivo do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) é reconhecer, reafirmar e refletir sobre políticas e ferramentas para inclusão de pessoas com deficiência. Entre elas, o aprimoramento de formas de comunicação e informação, de mecanismos de estímulo à inclusão no mercado de trabalho, de mobilidade urbana e de políticas de adoção de soluções arquitetônicas.

As mobilizações de ativistas com ou sem deficiência garantiram conquistas significativas nas políticas públicas e, sobretudo, nas leis que beneficiam esse segmento da população; mas as barreiras e o preconceito ainda persistem, o que torna a mobilização permanente em defesa dos direitos das pessoas com deficiência um instrumento importante para garantir condições adequadas para o exercício pleno da cidadania.

Já o Dia Nacional de Conscientização sobre as Distrofias Musculares (17 de setembro) é celebrado pela Aliança Distrofia Brasil, que reúne diversas entidades representativas de pacientes com distrofias musculares, com uma série de atividades sobre o tema, destinadas a pessoas com o distúrbio, seus familiares, profissionais de saúde e cuidadores, entre outros. A intenção é gerar conscientização e lutar por mais qualidade de vida para as pessoas que convivem com as DMs, como são conhecidas.

As DMs constituem um grupo de distúrbios musculares hereditários, nos quais um ou mais genes necessários para estruturas e funcionamento normais sofrem mutação, resultando em fraqueza muscular com vários níveis de gravidade.

Atualmente, não há cura para as distrofias musculares, mas o tratamento adequado, o diagnóstico correto e novas terapias têm se mostrado eficazes na melhoria da qualidade e da expectativa de vida das pessoas com diagnóstico de DM.