Congresso se ilumina de verde para alertar sobre a asfixia de recém-nascidos
17/09/2025 - 09:13
O Congresso recebe iluminação verde nesta quarta (17) e quinta-feira (18) pelo Mês de Conscientização da Asfixia Perinatal, chamado de Setembro Verde Esperança. A asfixia perinatal ocorre quando um bebê enfrenta a falta de oxigenação durante o parto ou logo após o nascimento. É uma condição séria que afeta bebês no nascimento e é a terceira principal causa de morte entre recém-nascidos em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essa campanha anual reúne diversas organizações e o governo para divulgar informação que pode salvar a vida dos pequenos e garantir um desenvolvimento saudável.
Além de representar a causa de 23% das mortes de recém-nascidos em todo o mundo, a asfixia perinatal também figura entre as principais causas de lesões cerebrais permanentes em bebês nascidos entre 37 e 42 semanas de gestação. Noventa por cento dos casos ocorrem no período ante ou intraparto. Os casos restantes, pós-parto, são secundários a doenças pulmonares, cardiovasculares ou neurológicas. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aponta que cerca de 10% dos recém-nascidos, e mais de 60% dos prematuros, precisam de ajuda para respirar assim que chegam ao mundo.
Cuidado essencial
A prevenção da asfixia perinatal é possível e foca no acompanhamento pré-natal completo e na assistência adequada durante o parto. Embora estratégias eficazes para a redução de mortes e lesões neurológicas em bebês sejam aplicadas internacionalmente, no Brasil ainda há a necessidade de ampliar o acesso a esses tratamentos e cuidados. A iluminação verde do Congresso Nacional serve como um lembrete visual da importância de priorizar a saúde da mãe e do bebê antes, durante e após o nascimento, promovendo um futuro com mais esperança.