Direitos Humanos

Iluminação amarela no Congresso celebra o Dia Internacional da Mulher Indígena

04/09/2025 - 09:44  

O Congresso Nacional será iluminado na cor amarela, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), em comemoração do Dia Internacional da Mulher Indígena.

A data foi instituída em 1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanacu, na Bolívia. O dia foi escolhido em memória de Bartolina Sisa, mulher Quéchua que foi morta durante a rebelião anticolonial de Túpaj Katari, no Alto Peru, região atual da Bolívia, nos anos de 1780.

As mulheres indígenas têm um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e na proteção da biodiversidade, assim como na preservação de suas culturas, línguas e tradições ancestrais. Muitas delas estão na vanguarda da luta pela defesa dos povos amazônicos, cujas terras e formas de vida enfrentam ameaças contínuas.

A Funai, órgão indigenista do Governo Federal responsável pela promoção e proteção dos direitos indígenas, atua no apoio e fortalecimento das mulheres indígenas dentro e fora das comunidades. O objetivo das ações é assegurar que elas sejam respeitadas nos mais variados ambientes e ocupem áreas diversas no campo social, sempre considerando a diversidade e a especificidade de cada povo.