Saúde

Congresso recebe iluminação laranja pelo Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual

22/08/2025 - 09:12  

O Congresso Nacional ficará iluminado de laranja nesta sexta-feira (22) e sábado (23) para marcar o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual (22 de agosto). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) mostram que 1,4% da população do país tem algum tipo de deficiência intelectual. Desse grupo, mais da metade (54,8%) apresenta limitações intensas ou muito intensas. Mesmo sendo a reabilitação fundamental para ajudar a dar qualidade de vida a essas pessoas, apenas 30% delas conseguem acesso a serviços de reabilitação na área da saúde.

A iluminação laranja reforça o compromisso do Legislativo em debater e aprovar leis que facilitem o diagnóstico da deficiência e garantam que todos tenham acesso justo aos tratamentos. Atualmente, mais de 500 propostas de lei sobre esse assunto estão em análise na Câmara.

Para mudar essa situação e promover maior integração social, desde 2017 existe a Lei 13.585 que criou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece todos os anos entre 21 a 28 de agosto.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional. É também uma forma de combater o preconceito e a discriminação. Inclusive, a própria maneira de se referir a essas pessoas mudou para combater o preconceito. Se no passado, as pessoas com atraso em seu desenvolvimento cognitivo eram chamadas de pessoas com deficiência mental. Hoje, o termo correto e aceito, tanto internacionalmente quanto pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, é "pessoa com deficiência intelectual".