Educação

Câmara dos Deputados promove 2ª Maratona Linguagem Simples para a Cidadania

21/08/2025 - 10:21  

A Câmara dos Deputados abriu inscrições, nesta quinta-feira (21), para a 2ª Maratona Linguagem Simples para a Cidadania. O objetivo é ampliar a divulgação da Linguagem Simples no setor público, aproximar as instituições dos cidadãos, e debater a institucionalização do uso da técnica com especialistas, servidores e interessados. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de outubro, com o apoio da Plain Language Association International (PLAIN), da Clarity International e da Comunidade Linguagem Simples Brasil.

A data foi escolhida pela celebração do Dia Internacional da Linguagem Simples, em 13 de outubro. O evento é gratuito e os participantes receberão certificado. Serão oferecidas 300 vagas para o dia 9 de outubro (quinta-feira), no auditório Nereu Ramos, com debates, palestras de convidados internacionais, estudos acadêmicos, experimentos práticos escolhidos por votação popular e o lançamento da nova edição do Manual de Comunicação da Câmara dos Deputados pela Edições Câmara.

No dia 10 (sexta-feira), no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados, haverá quatro oficinas simultâneas para públicos diferentes, com 99 vagas ao todo.

A PLAIN e a Clarity são organizações sem fins lucrativos, dirigidas por voluntários e com representantes em diversos países. Elas defendem o uso de uma comunicação clara para que as pessoas encontrem, entendam e consigam usar facilmente as informações públicas. A Comunidade Linguagem Simples Brasil reúne pessoas e organizações que atuam de forma colaborativa para imaginar e melhorar a comunicação para as pessoas, com o uso da Linguagem Simples.

Debates
A segunda Maratona visa promover o debate sobre o futuro da Linguagem Simples no país, com dois tópicos principais: o avanço na institucionalização do uso da Linguagem Simples como um programa permanente nas organizações públicas e a relação entre a Linguagem Simples a Inteligência Artificial (IA).

No debate da manhã, sobre regulamentação e certificação, participam a maior referência no país sobre o tema, Heloisa Fischer; o presidente da Plain, Lodewijk van Noor; e a coordenadora de grupo sobre certificação da Federação Internacional de Linguagem Simples, Sarah Slabbert. A moderadora do debate será a analista legislativa Patricia Roedel, instrutora de linguagem simples da Câmara dos Deputados e autora do Manual de Linguagem Simples: como planejar, desenvolver e testar textos que funcionam.

Para preparar os participantes do evento para o momento do debate, haverá antes duas palestras em inglês sobre o cenário e modelos internacionais de regulamentação/certificação, com os convidados Lodewijk van Noor (Holanda/Itália) e Sarah Slabbert (África do Sul). Está prevista tradução simultânea.

IA e cidadania
À tarde, o debate será sobre a relação entre IA e Linguagem Simples, para além do prompt (pergunta ou instrução feita em linguagem natural para as IAs). O objetivo é conhecer o cenário da Inteligência Artificial na atualidade com relação à linguagem, tanto na iniciativa privada como no programa especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os participantes vão refletir de que forma a inclusão da técnica da linguagem simples pode auxiliar no processo para melhorar serviços públicos e cidadania.

Participam os representantes da Clarity no Brasil, Anthony Novaes, especialista em IA e Linguagem Simples, e Claudia Cappelli, especialista em TI e Linguagem Simples; e o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, Hugo Valadares. A moderadora deste debate será a jornalista e especialista em políticas públicas Alessandra Anselmo, analista legislativo na Câmara dos Deputados e diretora da Associação Brasileira de Comunicação Pública no Distrito Federal.

Estudos e experimentos
Após o debate da tarde, começa o painel de estudos científicos e experimentos práticos sobre Linguagem Simples nos órgãos públicos. Primeiro, serão apresentados os trabalhos acadêmicos selecionados para a 2ª Maratona. A submissão de estudos inéditos sobre o tema está aberta até 1º de setembro (link na plataforma de inscrições). Fazem parte da banca a diretora da PLAIN no Brasil, Claudia Mont'alvão (PUC-Rio), que coordena os trabalhos; e as professoras Claudia Cappelli (Clarity e Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Uerj); Maria José Bocorny Finatto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul e CNPq) e Olívia Rocha Freitas (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa-IDP/DF e Comissão de Linguagem Simples da OAB-DF).

Na sequência, serão apresentados os experimentos práticos desenvolvidos nos órgãos públicos que forem vencedores da votação popular. Os interessados nessa modalidade também podem inscrever um resumo de seus trabalhos práticos sobre uso de Linguagem Simples na plataforma do evento até 1º de setembro. Os experimentos classificados serão divulgados para votação online, com três vencedores que devem apresentar a experiência para os participantes do evento no dia 9 de outubro.

Oficinas
No dia 10 de outubro, no Cefor, serão realizadas simultaneamente três oficinas sobre Linguagem Simples e um grupo de trabalho especial com os participantes mais experientes. Para quem não conhece o tema, são 30 vagas na Oficina de Linguagem Simples para iniciantes, da instrutora Patricia Roedel, com teoria na parte da manhã e prática na parte da tarde.

Apenas no turno da tarde, são também 30 vagas para a Oficina teórico-prática sobre Legal Design e Linguagem Simples, com apresentação de fundamentos e exercícios de aplicação. Os instrutores são Anthony Novaes e Claudia Cappelli, debatedores do dia 9. Esta oficina não exige conhecimento prévio em Linguagem Simples, mas é recomendável que os participantes tenham domínio ou vivência com a linguagem jurídica.

Também à tarde, haverá 24 vagas para a Oficina teórica e prática de construção de prompts para revisão de textos usando o Manual de Linguagem Simples. Os instrutores são o gerente na área de Tecnologia da Informação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nei Jobson, e a editora-chefe da Agência Câmara de Notícias, Rachel Librelon.

GT Climático
Os participantes mais experientes com a aplicação de Linguagem Simples podem se candidatar às 15 vagas do grupo de trabalho especial que será criado para simplificar uma política climática brasileira. É preciso ter sólidos conhecimentos de Linguagem Simples, experiência comprovada em simplificação de documentos e disponibilidade para reuniões online prévias e posteriores à Maratona. Experiência na área ambiental ou climática será um diferencial na hora da seleção. As inscrições para a seleção ao GT estão abertas também a partir do dia 21 e o resultado está previsto para o dia 5 de setembro. A coordenação desse trabalho será realizada pelas especialistas Heloísa Fischer e Isabel Ferreira Lima, cofundadora da Rede Linguagem Simples Brasil e do Programa Linguagem Simples Ceará. O trabalho terá acompanhamento dos observadores internacionais Lodewijk van Noor (Holanda/Itália) e Sarah Slabbert (África do Sul) e validação técnica pelo Instituto Talanoa.

A programação completa está disponível na página de inscrições.

Todos os inscritos receberão certificado de participação.

Serviço:
Segunda Maratona Linguagem Simples para a Cidadania
Data: 9 e 10 de outubro
Local: Dia 9 no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. Dia 10, no Cefor/Câmara.
Inscrições: na página