Cultura

Encontro com a Autora recebe Luiza Fariello neste mês de agosto

Aberto ao público, bate-papo será gravado na Biblioteca da Câmara no dia 29, às 11h

21/08/2025 - 08:42  

Uma conversa sobre literatura, relações familiares e o ensino da poesia – é o que promete o Encontro com a Autora Luiza Fariello. Autora de dois livros de contos publicados pela Editora Patuá — “Essa palavra eu não falo“ (semifinalista do Prêmio Oceanos e finalista do Prêmio Candango de Literatura, ambos em 2022) e “Hoje, deserto” (2024) — Luiza constrói narrativas sensíveis que exploram as relações familiares e os sentimentos, muitas vezes inomináveis, que surgem entre pais e filhos.

Atraída pelo jornalismo, sua primeira profissão, Luiza Fariello deixou a capital paulista para se estabelecer em Brasília, há 15 anos. Trabalhou na redação do jornal Valor Econômico e por oito anos na assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça. Em um mestrado na Universidade de Brasília (UnB), encontrou os paralelos poéticos entre o modernista João Cabral de Mello Neto e o contemporâneo Eucanaã Ferraz. Depois, trocou as redações pela sala de aula e atualmente é professora de Língua Portuguesa da rede pública do Distrito Federal, onde trabalha diariamente com o sonho de ajudar a formar jovens leitores. Também é doutoranda em literatura na UnB, com uma pesquisa sobre metodologias para ensino de poesia em sala de aula.

Hoje, deserto
Sua obra mais recente, “Hoje deserto”, é composta de 16 contos que abordam tensões familiares e a descoberta de sentimentos entre pais e filhos nem sempre fáceis de nomear.

O Encontro com o Autor é uma parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, com apoio da TV Câmara. Os programas gravados estão disponíveis na playlist do Encontro com o Autor, no YouTube.

Serviço:
Encontro com a Autora Luiza Fariello
Data: 29 de agosto, sexta-feira
Horário: 11h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Informações: cultural@camara.leg.br