Luz vermelha no Congresso alerta para problemas enfrentados pela população em situação de rua
19/08/2025 - 14:43
O prédio do Congresso Nacional é iluminado de vermelho nesta terça-feira (19) em apoio ao Dia de Luta da População em Situação de Rua. Mais de 335 mil pessoas vivem nesta condição no Brasil, segundo dados do Cadastro Único (CadÚnico), sistema utilizado pelo Governo Federal para registro e acesso a programas sociais, e de estudos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Quem vive nas ruas enfrenta muitos problemas: violações de direitos, preconceito, discriminação e violência. Para dar visibilidade à questão, foi criada a Lei 15.187/25 que estabeleceu o Dia de Luta da População em Situação de Rua, comemorada em 19 de agosto. A data escolhida remete ao chamado Massacre da Sé, série de ataques violentos contra moradores de rua na Praça da Sé, em São Paulo (SP), entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004. O episódio foi marcado pela violência cometida contra 15 pessoas enquanto dormiam causando mortes e ferimentos graves.
Para marcar este dia, a Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, no dia 28 de agosto, às 16h. Além disso, uma exposição chamada “Nas Ruas e na Luta” foi inaugurada nesta terça-feira (19), no Espaço Mário Covas, no Anexo II da Casa.