Direitos Humanos

Congresso tem programação e iluminação especial em alusão ao Agosto Lilás

06/08/2025 - 09:08  

O Congresso Nacional adere à campanha Agosto Lilás e tem programação especial, com debates sobre os desafios do enfrentamento da violência contra as mulheres. Atividades incluem o concurso de vídeos Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, audiências públicas, atualização dos dados do Mapa da Violência publicado pelo Senado Federal e exposição do Banco Vermelho. As ações são realizadas pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e com o Senado Federal. Além disso, haverá iluminação especial na cor lilás nesta quarta (6) e quinta-feira (7).

A campanha deste ano, que tem como tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, também faz referência ao 19º aniversário da Lei Maria da Penha. A iniciativa nasceu no mês da sanção da lei, que foi criada para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Apesar de ter sido considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das três leis mais avançadas de combate à violência contra a mulher no mundo, o Brasil ainda é líder nos índices de violência na área.

Em 2024, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio, de acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Isso significa uma média de quatro feminicídios por dia. Mais da metade dos casos (64,3%) ocorreu dentro da casa da vítima, e oito em cada dez feminicídios foram executados por companheiros ou ex-companheiros.

Concurso
Neste mês estão abertas as inscrições do concurso que seleciona obras audiovisuais brasileiras que abordam a violência contra a mulher. Organizada pela Secretaria da Mulher em parceria com a TV Câmara, a iniciativa visa estimular a discussão sobre a violência contra a mulher entre diferentes comunidades e grupos sociais.

Será premiada uma obra de cada região do País e seus autores receberão o prêmio de R$ 10 mil pelo licenciamento para exibição por dois anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de setembro.

Mais informações estão disponíveis na página do concurso.

A programação completa da campanha Agosto Lilás no Congresso pode ser conferida na página da Secretaria da Mulher.