A Voz do Brasil completa 90 anos marcando a comunicação pública brasileira
22/07/2025 - 12:34
A Voz do Brasil celebra 90 anos, nesta terça-feira (22), com uma edição especial, às 19h40, que contará com a participação do presidente da Câmara, Hugo Motta, e depoimentos de ouvintes. O programa se destaca pela evolução, profissionalismo e força como fonte direta de notícias, sendo considerado o mais antigo do Brasil e do Hemisfério Sul — por isso entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1995.
As comemorações buscam ressaltar a relevância do programa e reforçar o seu papel de levar informações sobre os Poderes a todos os municípios do país, alcançando cerca de 70 milhões de ouvintes, segundo dados da Agência Brasil. A Câmara dos Deputados divulga o jornal produzido pela Rádio Câmara a partir do que acontece no Plenário, nas comissões e nas demais atividades legislativas do Parlamento.
A campanha comemorativa é realizada por um grupo de trabalho formado pelos órgãos que produzem os blocos do programa: Poder Executivo (EBC), Poder Judiciário (STF), Senado Federal (Jornal do Senado), Câmara dos Deputados (Jornal Câmara dos Deputados) e Tribunal de Contas da União (Minuto do TCU).
Além de uma identidade visual própria, a celebração contará com programação especial, trilha sonora exclusiva, rádio itinerante, postais para a visitação no Congresso e uma Sessão Solene no dia 5 de agosto, às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães. Na ocasião serão lançados oficialmente um selo e uma moeda comemorativos — em parceria com os Correios e a Casa da Moeda.
A Voz
O programa surgiu em julho de 1935 como Programa Nacional, criado para divulgar os atos do Estado Novo, na era Vargas. Três anos depois, virou A Hora do Brasil, com transmissão obrigatória em todas as rádios, sempre das 19h às 20h. Em 1961, o presidente Jânio Quadros usava o programa para dar recados de última hora.
O nome A Voz do Brasil passou a ser usado em 1971. Desde então, o programa mudou algumas vezes. Em 1998, por exemplo, ganhou uma locutora mulher. A famosa abertura com a frase “Em Brasília, 19 horas”, dita por uma voz masculina forte, virou marca registrada. Com o tempo, surgiram outras aberturas, como: “Está no ar a sua voz, a nossa voz, A Voz do Brasil”.
Momentos históricos
A linha do tempo passa por grandes fatos na cobertura do A Voz do Brasil, como a morte do campeão de Fórmula-1 Ayrton Senna, em 1994, a morte do político Ulysses Guimarães, o atentado terrorista em 11 de setembro e o nascimento da Constituição de 1988. Também cobriu momentos históricos como a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a morte de ídolos como Carmen Miranda (1955) e a inauguração de Brasília (1960).