Saúde

Congresso Nacional se ilumina de laranja pela saúde bucal infantil

14/07/2025 - 11:16  

Como parte das ações da campanha Julho Laranja, o Congresso Nacional será iluminado com essa cor de 14 a 17 de julho. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da ortodontia preventiva em crianças a partir dos 6 anos e também alertar sobre problemas respiratórios durante o sono na infância.

Promovida pelo Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), o movimento adota o lema “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. Suas ações foram estrategicamente idealizadas para ocorrerem durante o mês de julho, por este ser o período em que os brasileiros mais procuram os serviços de ortodontia infantil, em função das férias escolares.

A ortodontia é uma área da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes em posição incorreta podem causar diversos problemas em todas as fases da vida de uma pessoa. Um dos mais comuns, em curto prazo, são as cáries e a gengivite, que surgem devido ao acúmulo de tártaro entre os dentes que, quando desalinhados, tornam-se mais difíceis de limpar, o que pode levar a sérias inflamações e danos na arcada dentária.

Impactos na saúde
Dores de cabeça ou durante a mastigação também podem se tornar comuns para quem tem dentes muito desalinhados, já que a posição incorreta faz com que a mandíbula seja forçada de forma errada na hora da alimentação.

Até mesmo problemas de respiração podem surgir, em longo prazo. Algumas pesquisas indicam a possibilidade de problemas como ronco e apneia do sono ser decorrentes de uma má-formação da arcada dentária. Se o problema reduzir o espaço disponível na boca, por exemplo, a língua pode ser empurrada para trás, dificultando a passagem de ar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) usa ferramentas que mostram que o tratamento ortodôntico melhora a qualidade de vida e a saúde mental de crianças e adolescentes.