Mostra na Biblioteca da Câmara destaca liberdade de imprensa e combate à censura
17/06/2025 - 16:23
A Biblioteca da Câmara dos Deputados apresenta uma mostra especial com obras do acervo geral, raro e especial em homenagem ao Dia da Imprensa (1º de junho) e ao Dia da Liberdade de Imprensa (7 de junho). A exposição tem como temática central a luta pela liberdade de imprensa e o enfrentamento à censura, com ênfase no período pós-1964.

Entre os destaques, está uma edição com fac-símile do Correio Braziliense de 1808, primeiro jornal brasileiro, fundado por Hipólito José da Costa e cuja data da primeira edição originou o Dia da Imprensa.
A mostra também traz uma coletânea de textos de Ruy Barbosa sobre a importância da imprensa livre, além de periódicos contestadores, como a Revista Ilustrada (século XIX), uma publicação satírica, abolicionista e crítica à monarquia; O Pasquim, Opinião, Ex- e O Movimento, revistas que lutaram contra a censura prévia da ditadura militar.

Completam a exposição os livros Cale a boca, jornalista! (Luiz Eduardo Jorge); Censura, Imprensa, Estado Autoritário: 1968-1978 (Maria Aparecida Aquino); Imprensa Alternativa – Jornalismo de oposição e inovação (Rivaldo Chinem); e Operação Condor – o sequestro dos uruguaios (Luiz Cláudio Cunha).
Serviço
Mostra Liberdade de Imprensa
Data: até 31 de julho
Horário: 9h às 19h, de segunda a quinta; e 9h às 18h, às sextas
Local: Hall de entrada da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Entrada franca