Câmara lança site com informações sobre o 11º Fórum Parlamentar do BRICS
Além de notícias e fotos, é possível encontrar no endereço eletrônico programação, participações, credenciamento e vários outros dados
19/05/2025 - 19:00
A Câmara dos Deputados lançou um site com todas as informações sobre o 11º Fórum Parlamentar do BRICS, que será realizado no Palácio do Congresso Nacional, de 3 a 5 de junho de 2025. Foram convidados líderes parlamentares dos onze países membros e nove parceiros do bloco. O evento é organizado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
No site, é possível obter informações sobre programação, credenciamento, participações, instalações, dentre outras; além de ficar por dentro de todas as notícias sobre o evento e ter acesso a fotos.
Para os profissionais de imprensa que forem cobrir o 11º Fórum Parlamentar do BRICS, há informações sobre prazo para o credenciamento e sobre o uso de equipamentos.
BRICS - Membros e parceiros
A primeira reunião do BRIC ocorreu em nível de Ministros das Relações Exteriores em 2006, às margens da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. A primeira reunião de Cúpula de Chefes de Estado ocorreu em 2009, na cidade de Ecaterimburgo, na Rússia.
O grupo inicialmente era composto por Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul passou a fazer parte em 2011, quando se adotou o acrônimo Brics. Em 2023, na Cúpula de Joanesburgo, mais seis novos membros aderiram ao grupo: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Além dessas nações, o BRICS conta com nove países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
O BRICS tem como objetivo fortalecer a cooperação econômica, política e social entre seus membros, bem como aumentar a influência dos países do Sul Global na governança internacional. Além disso, visa impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e promover a inclusão social.
Programação
O 11º Fórum Parlamentar do BRICS contará, no dia 3 de junho, com duas reuniões temáticas: uma voltada às mulheres parlamentares e outra destinada aos presidentes das comissões de relações exteriores. A programação principal, nos dias 4 e 5 de junho, terá como tema “O papel dos parlamentos do Brics na construção de uma governança global mais inclusiva e sustentável” e incluirá as sessões plenárias e reuniões bilaterais.