Orçamento

Live nesta quarta (7) abre curso Orçamento sensível a gênero e raça nos municípios

Aberto ao público em geral - especialmente parlamentares, prefeitos, equipes técnicas do Poder Executivo e Legislativo e integrantes da sociedade civil organizada - curso visa proporcionar a compreensão de conceitos básicos sobre orçamento público, além de estratégias práticas de atuação para a construção de um orçamento sensível a gênero e raça nos municípios

07/05/2025 - 13:28  

O curso a distância Orçamento Sensível a Gênero e Raça nos Municípios será lançado, nesta quarta-feira (7), às 19h, em uma live transmitida pelo canal do YouTube da Câmara dos Deputados, com o tema “A importância da incorporação do orçamento sensível a gênero e raça nos municípios”. A live contará com a participação de Clara Marinho, analista de Planejamento e Orçamento, e professora visitante do Instituto de Economia da USP, e mediação de Rita Santos, consultora de Orçamento do Senado Federal e membro da Rede Orçamento Mulher.

O curso é aberto para o público em geral, especialmente parlamentares, prefeitas e prefeitos, equipes técnicas do Poder Executivo e Legislativo, como assessores parlamentares, e integrantes da sociedade civil organizada. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Eleve da Câmara dos Deputados.

Sobre o curso
O objetivo do curso Orçamento Sensível a Gênero e Raça nos Municípios é proporcionar a compreensão de conceitos básicos sobre orçamento público, além de estratégias práticas de atuação para a construção de um orçamento sensível a gênero e raça nos municípios. A iniciativa está alinhada com as diretrizes da Mesa Diretora da Câmara de promover maior colaboração com os órgãos legislativos de outras esferas de governo, especialmente neste momento em que os municípios estão construindo seu planejamento orçamentário para os próximos quatro anos.

Oferecido na modalidade de educação a distância autoinstrucional (sem mediação de um educador), com carga-horária estimada de 10 horas/aula, o curso está estruturado em três unidades, com conteúdos apresentados em formato de vídeos e textos de apoio, além de materiais de aprofundamento. A unidade 1 apresenta uma introdução ao Orçamento Mulher na esfera municipal; a unidade 2 explica o Ciclo Orçamentário e a importância do Plano Plurianual, e a unidade 3 aborda políticas para as mulheres no orçamento.

Mais informações estão disponíveis na página da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Serviço:
Live de lançamento do curso a distância Orçamento Sensível a Gênero e Raça nos Municípios
Data:
 7 de maio, quarta-feira
Horário: 19h
Local: canal do YouTube da Câmara dos Deputados
Inscrição no curso: pela Plataforma Eleve da Câmara dos Deputados