Visitação ao Palácio do Congresso funcionará no feriado de 1º de maio
30/04/2025 - 17:02
O programa de visitação ao Congresso Nacional funcionará normalmente no feriado do Dia do Trabalho (1º/5), no sábado e no domingo. As visitas ocorrem das 9h às 17h, com saídas a cada meia hora, a partir do Salão Negro. O visitante deve entrar no Edifício do Congresso Nacional, pela rampa principal. Na sexta-feira, o programa ficará aberto apenas pelo lado do Senado Federal, com entrada pela Chapelaria, a partir das 9h30.
A visitação institucional é gratuita e ocorre de forma integrada entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A duração do percurso da visita é de cerca de 50 minutos e é realizada por ordem de chegada. Cada tour tem, no máximo, 50 visitantes presentes.
Com foco na educação para a cidadania, o programa de visitação transmite informações sobre o processo legislativo e o patrimônio artístico e arquitetônico do Congresso Nacional. A visita percorre os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os salões Negro, Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara. O visitante também conhece obras de arte de artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.
Já na chegada ao Congresso, ainda no Salão Negro, os visitantes poderão conhecer a mostra individual J. Borges: Poesia e Arte, que reúne mais de 70 obras do artista popular pernambucano, entre matrizes e gravuras, além de dezenas de folhetos de cordel criados e publicações ilustradas. Também compõem a mostra uma linha do tempo, destacando fatos significativos dos 88 anos de vida e 60 anos de carreira do artista, e um cenário fotogênico montado para incentivar os visitantes a divulgarem a exposição em suas redes sociais.
Inglês e libras
O Programa de Visitação Institucional também conta com visitas em inglês e libras aos sábados, domingos e feriados. Às 10h15 e às 16h15, há visitas em inglês e, às 12h15, em libras.
Todos os visitantes acima de 12 anos precisam ser identificados com apresentação de documento oficial com foto. Estrangeiros devem apresentar passaporte ou, quando integrante do Mercosul, documento de identificação oficial do país de origem. Não são permitidas fotos nem cópias de documentos.
Mais informações estão disponíveis na página do programa no portal do Congresso Nacional e pelos telefones 0800-0-619-619 e 0800-0-612-211.