Biblioteca da Câmara expõe seleção de obras raras e especiais sobre povos indígenas
Mostra estará aberta ao público até o dia 30 de maio
23/04/2025 - 17:42
A Biblioteca da Câmara dos Deputados apresenta até o dia 30 de maio uma seleção de obras raras e especiais sobre os povos indígenas, disponíveis em seu acervo, para celebrar a importância da diversidade dos povos originários do Brasil e sua influência na formação da cultura brasileira. A exposição, no hall de entrada da Biblioteca, no Anexo II da Câmara, pode ser visitada de segunda a quinta, das 9h às 19h, e às sextas, das 9h às 18h.
Devido ao recorte temporal do acervo raro, composto por livros que datam do século XVI até o início do século XX, algumas obras não apresentam a voz dos próprios indígenas, já que foram produzidas sob a perspectiva dos colonizadores. Entretanto, nas obras classificadas como especiais, que incluem publicações a partir do século XX e possuem caráter cultural e ou atributos físicos diferenciados, é possível identificar narrativas trazidas pelos indígenas.
Entre as obras em destaque, estão “Hans Staden: suas viagens e cativeiro entre os índios do Brasil”, de autoria do alemão Hans Staden (1525-1576), que esteve prisioneiro dos Tupinambás por nove meses; “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil “, em que o pintor, desenhista e viajante alemão Jean-Baptiste Debret (1768-1848) retratou os indígenas brasileiros; e “Xingu: Território Tribal”, de Maureen Bisilliat (1931- ), em parceria com os irmãos Cláudio Villas Bôas (1916-1998) e Orlando Villas Bôas (1914-2002), livro com 120 fotos rico em informações sobre os costumes dos povos indígenas do Xingu.
A mostra também reúne pranchas do pintor e desenhista Jean-Baptiste Debret retratando cenas e características do cotidiano dos indígenas. As imagens estão expostas nos corredores entre as estantes que abrigam os livros na Biblioteca.
Serviço:
Mostra Povos indígenas do Brasil na Coleção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Data: até 30 de maio
Horário: 9h às 19h, de segunda a quinta; e 9h às 18h, às sextas-feiras
Local: Biblioteca da Câmara dos Deputados
Entrada franca