Visitação Institucional

Programa de Visitação ao Congresso retoma visitas em inglês e libras aos fins de semana e feriados

09/04/2025 - 18:18  

O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional voltou a contar com visitas em inglês e libras aos sábados, domingos e feriados. Às 10h15 e às 16h15, há visita em inglês e, às 12h15, em libras. Nesses dias, não é preciso agendamento prévio.

Durante a semana, nas segundas, quintas e sextas-feiras, continua disponível o agendamento para visitas em inglês, espanhol, francês e libras. Nas terças e quartas, não há visitação.

Com foco na educação para a cidadania, o programa de visitação transmite informações sobre o processo legislativo e o patrimônio artístico e arquitetônico do Congresso Nacional. O percurso tem duração de cerca de 50 minutos. A visita percorre os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os salões Negro, Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara. O visitante também conhece obras de arte de artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.

Em língua portuguesa, a visita ocorre das 9h às 17h, por ordem de chegada, nas segundas, sextas, finais de semana e feriados. A cada 30 minutos é iniciado um tour com, no máximo, 50 visitantes. A atividade é gratuita e aberta a todos.

Agendamento
A visita deve ser agendada nos seguintes casos: para as quintas-feiras; para os grupos entre 15 e 50 pessoas; para visitantes com necessidades especiais; para tours em inglês, espanhol, francês e libras nos dias de semana. Além das quintas, as visitas agendadas podem ocorrer às segundas e sextas-feiras, e o agendamento deve ser feito no mínimo com um dia útil de antecedência.

Identificação
Todos os visitantes acima de 12 anos precisam ser identificados com apresentação de documento oficial com foto. Estrangeiros devem apresentar passaporte ou, quando integrante do Mercosul, documento de identificação oficial do país de origem. Não são permitidas fotos nem cópias de documentos.

Mais informações estão disponíveis na página do programa no portal do Congresso Nacional.