Política

Câmara realiza uma série de atividades para celebrar os 40 anos da redemocratização

Sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães, livro, projeção de frases e imagens no Palácio do Congresso Nacional e reportagem especial estão entre as homenagens. José Sarney, que assumiu a Presidência do país em 15 de março de 1985, dando início à transição democrática, receberá a Medalha do Mérito Legislativo

17/03/2025 - 09:37  

A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (19), às 10h, Sessão Especial no Plenário Ulysses Guimarães em homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil. O marco histórico é celebrado oficialmente em 15 de março, dia em que José Sarney, no ano de 1985, assumiu a presidência do País após 21 anos de ditadura militar.

O evento contará com a presença do ex-presidente Sarney, que receberá a Medalha do Mérito Legislativo das mãos do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do segundo-secretário, Lula da Fonte. A sessão também terá a presença de autoridades de todos os Poderes da República, e será transmitida pelo canal da Câmara no YouTube.

Livro
Durante a sessão solene será lançada a segunda edição do livro “José Sarney”, com fotos históricas e depoimentos de políticos, escritores, jornalistas, artistas e cientistas políticos sobre o papel do ex-presidente na política brasileira. A edição conta com depoimentos de outros presidentes da República, como Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer; além de artigos e discursos feitos por Sarney. Entre os discursos, está o que ele relata como viveu os momentos em que, eleito vice-presidente pelo Colégio Eleitoral, precisou assumir a Presidência da República após a doença e a morte do presidente eleito Tancredo Neves.

O livro destaca também a produção literária do escritor José Sarney, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, e a cronologia da sua vida e obra, bem como um acervo de fotos que inclui registros de sua infância e juventude.

Projeções
Ainda para marcar os 40 anos da redemocratização do Brasil, os edifícios e as cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal receberão a projeção de frases e imagens relativas ao tema nesta terça-feira (18), das 19h às 23h. Dentre as imagens a serem projetadas estarão a de José Sarney e a de Tancredo Neves, eleito presidente em 1984 de forma indireta, pelo Colégio Eleitoral, mas que morreu antes de tomar posse, sendo substituído pelo vice. Às imagens de ambos se juntará a frase  "Liberdade, pluralidade e participação".

Reportagem Especial 
A celebração da data inclui ainda uma reportagem especial feita pela Rádio Câmara, que trata da reconstrução democrática e econômica do País.

Ao longo desses 40 anos, o Brasil consolidou instituições democráticas e ampliou a participação política da sociedade, reforçando valores fundamentais como a liberdade de expressão, os direitos civis e o Estado Democrático. A homenagem da Câmara dos Deputados reafirma o compromisso com a democracia e a preservação de seus valores institucionais.