Saúde

Congresso se ilumina de vermelho para alertar sobre a importância vital do sono

14/03/2025 - 10:58  

O Congresso Nacional recebe iluminação na cor vermelha, nesta sexta-feira (14), em celebração ao Dia Mundial do Sono. A data é um evento anual organizado pela Sociedade Mundial do Sono (World Sleep Society). Neste ano, o recado é claro: “Faça da Saúde do Sono uma Prioridade”. O objetivo é trazer para a população informações qualificadas que tratam das últimas pesquisas sobre o assunto.

A sensação de “recarregar as baterias” durante à noite é comprovada por pesquisas científicas que apontam o repouso noturno como uma necessidade biológica essencial para a restauração e regulação do organismo. Dormir bem pode ajudar a reduzir o risco de doenças físicas e mentais, e também auxilia no controle do peso, pois regula os hormônios e o estresse.

Para quem não tem distúrbios graves de sono, a "higiene do sono" pode ser útil. Isso inclui reduzir a luz em casa e evitar eletrônicos antes de dormir, além de manter horários regulares.

Distúrbios do sono
Existem diversos distúrbios do sono, sendo os mais comuns a insônia e a apneia obstrutiva do sono. Outros incluem a apneia central do sono, o bruxismo, o sonambulismo e o movimento periódico de pernas. A polissonografia é o exame mais indicado para avaliar a qualidade do sono, e deve ser solicitada por um especialista. O paciente precisa dormir em uma clínica especializada para que aparelhos conectados ao corpo possam medir a atividade cerebral, cardíaca, respiratória e muscular durante o sono.

Problemas de sono podem estar relacionados  a doenças cardiovasculares (doença arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial), metabólicas (obesidade e resistência à insulina), gastrointestinais (refluxo), psiquiátricas (depressão e ansiedade), neurológicas (alterações cognitivas, epilepsia, déficit de atenção, acidente vascular encefálico), dificuldades de memória e de aprendizado. Quando a falta de qualidade no sono se torna uma rotina, também pode aumentar o risco de acidentes. Por isso é tão importante ficar atento se as horas de repouso noturno estão sendo suficientes na promoção da qualidade de vida.