Cultura

Exposição no Anexo IV retrata vazio das ruas de Brasília durante a pandemia de covid-19

Obras de Márcio Borsoi ficam expostas na Galeria Décimo de 24 de fevereiro a 24 de abril

24/02/2025 - 10:57  

Para marcar os cinco anos do início da pandemia de covid-19 no Brasil, o Centro Cultural Câmara dos Deputados promove, de 24 de fevereiro a 24 de abril, no Anexo IV a exposição "A cidade se perde nas ausências”, que traz 31 fotos digitais impressas em tecido, feitas durante o período do isolamento social, em 2020.

De forma lírica, Márcio Borsoi registrou os vazios nas ruas de Brasília e as ausências naquele tempo suspenso, captando a atmosfera sombria da cidade sem movimento. Com sua câmera, saiu à noite pela capital para fazer imagens de portas e janelas fechadas, de uma cadeira de rodas sem paciente, de bandeiras coloridas para uma festa adiada, de uma tela sem filme e de faixas sem pedestres.

Nascido no Rio de Janeiro em 1952, Márcio Borsoi começou na fotografia na década de 1970, ainda como estudante de arquitetura. Após um longo período em que abandonou a fotografia para se dedicar à graduação como administrador, retornou para a fotografia em 2009, clicando principalmente a arquitetura de interiores. Atualmente se dedica à fotografia autoral.

Urbano e observador do cotidiano, afirma que o banal das cidades o atrai, junto com elementos naturais e orgânicos. Sua formação em fotografia resulta da participação em workshops e cursos de História da Arte, estudos teóricos e das obras de fotógrafos. Participou de exposições individuais e coletivas, salões, concursos e festivais em várias cidades do Brasil, bem como de publicações nacionais. Teve também uma foto selecionada para o Concurso Brasil em 27 Miradas, realizado pela Casa Brasil em Madri, Espanha.

Serviço:
Exposição "A cidade se perde nas ausências", de Márcio Borsoi

Local: Galeria Décimo da Câmara dos Deputados, Anexo IV, 10º andar
Visitação: de 24 de fevereiro a 24 de abril de 2025
Entrada franca