Premiação

Câmara entrega Prêmio Brasil Mais Inclusão no próximo dia 27

Homenagem anual da Casa é destinada a pessoas ou entidades que realizam trabalhos de destaque pela inclusão de pessoas com deficiência

14/11/2024 - 15:44  

Será realizada, no dia 27 de novembro, às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros. O prêmio anual é uma homenagem da Casa a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades (ONGs, OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.

Os dez agraciados são contemplados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada a personalidades e entes federados, que concorrem na categoria "Mérito Darci Barbosa". A outra metade é dedicada a empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas".

Os homenageados de 2024 são os seguintes:

Categoria Mérito Darci Barbosa
Daniel Grossi Marconi
Maria de Fátima Rodrigues Carvalho
Paola Antonini França Costa
Telma Nantes de Matos
Vanessa Luiza Romanelli Tavares

Categoria Mérito João Ribas
Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Niterói-RJ)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Rio de Janeiro-RJ)
Casa de Maria (Belo Horizonte-MG)
Centro de Educação Física e Desportos (Rio de Janeiro-RJ)
Instituto Amália Barros (Brasília-DF)

Sobre o prêmio
O Prêmio Brasil Mais Inclusão foi criado em 2015, mas em 2024 teve acrescentado o nome da deputada Amália Barros, em homenagem à parlamentar que pautou a sua vida pública pela defesa das pessoas com deficiência.

Amália Barros nasceu em Mogi Mirim (SP), formou-se em Jornalismo e aos 20 anos perdeu a visão de um olho devido a uma toxoplasmose. Foi submetida a 15 cirurgias e precisou remover um olho, passando a usar uma prótese ocular em 2016.

Amália inspirou a Lei 14.126/2021, apelidada com seu nome, e que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial. No mesmo ano, fundou o Instituto Amália Barros, que foi rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. O instituto realiza campanhas de doação de próteses oculares e presta assistência a monoculares.

Foi eleita deputada federal por Mato Grosso em 2023, mas faleceu em 12 de maio de 2024, no exercício do mandato, em função de complicações pós cirúrgicas para retirada de nódulo no pâncreas.

Serviço:
Cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros
Data: 27 de novembro
Horário: 16h
Local: Salão Nobre