Congresso é iluminado de azul como alerta para prevenção ao câncer de próstata
12/11/2024 - 14:22
O Congresso Nacional recebe iluminação na cor azul, no período de 12 a 16 de novembro, em apoio ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esta campanha teve origem na Austrália, em 2003, e foi inspirada no movimento Outubro Rosa, que já alertava o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama. A cor azul foi escolhida para sensibilizar o público masculino sobre a saúde da próstata.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente entre os homens, excetuando-se o de pele. Dados do Ministério da Saúde informam que 17.093 óbitos devido à doença foram registrados em 2023, ou seja, 47 por dia. Para 2024, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71.730 novos casos da doença, o que equivale a 196 por dia.
Prevenção
Exames anuais podem evitar que a doença seja detectada em estágios avançados. E, quando identificado e tratado precocemente, as chances de cura chegam a 90%. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que o exame de toque retal seja feito a partir dos 50 anos para homens que não possuam casos desse tipo de câncer na família. Para homens negros e aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se começar os exames aos 45 anos.