Cidadania

LabTalks debate uso de dados públicos para análise da atuação parlamentar feminina

25/09/2024 - 17:26  

O Laboratório Hacker realiza, nesta sexta-feira (27), um LabTalks para debater como o cruzamento de dados públicos pode auxiliar na análise da presença das parlamentares em cargos e espaços de poder na Câmara dos  Deputados. O foco do debate será o novo painel do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), que possibilita a identificação da representatividade feminina em espaços como comissões e outros órgãos legislativos. O LabTalks será transmitido a partir das 11h pelo canal do LABHacker no YouTube.

Vinculado à Secretaria da Mulher, o ONMP foi criado para monitorar indicadores e centralizar estudos sobre a atuação política feminina, em âmbito federal, estadual e municipal. O objetivo do observatório é, por meio de dados e evidências científicas, modificar contextos de violência e discriminação contra a mulher, além de mostrar os efeitos do aumento das mulheres nos espaços de poder e de decisão política na qualidade da democracia.

Sistema de monitoramento
No LabTalks será  apresentado o novo painel desenvolvido em parceria entre o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) e a Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec) da Câmara. A ferramenta faz parte do Sistema de Monitoramento sobre Mulheres na Política, que já contava com quatro paineis sobre dados relativos às eleições gerais e municipais. Este quinto painel é o primeiro específico sobre dados de atuação das parlamentares na Câmara dos Deputados.

A nova ferramenta possibilita a análise em várias dimensões, como legislatura, partido, estado, tipo de órgão legislativo, além de dados relativos ao perfil das parlamentares em exercício (cor/raça, etnia, escolaridade e profissão). É possível consultar os resultados desde a 53ª Legislatura (2007-2011) até a atualidade. Já as ferramentas eleitorais contêm dados atualizados desde as eleições de 2002.

Os paineis estão disponíveis não só para o meio político, mas também para pesquisadores, jornalistas, assessores e consultores, como um mecanismo de controle da sociedade para o cumprimento das ações afirmativas previstas em lei voltadas às mulheres.

Participação on-line
Para participar do LabTalks e interagir durante o debate, é só acessar o canal do LabHacker no YouTube. As dúvidas ou comentários pelo chat são respondidos durante a live. Os vídeos ficam gravados no canal.

O LabTalks reúne pessoas interessadas em contar experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados às sextas-feiras.

Convidados
Assessora legislativa da Secretaria da Mulher da Câmara, Ana Claudia Oliveira é mestre em Igualdade e Gênero pela Universidade de Málaga, na Espanha. A convidada também é especialista em Parlamento e Direito pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados.

Pesquisador junto ao ONMP, Marcus Chevitarese é analista de Informática Legislativa na Câmara e atua na área de Ciência de Dados. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), Chevitarese é ainda pós-graduado em Engenharia de Computação pela Unicamp e também pesquisador visitante na FJP.

Serviço
Evento: LabTalks – Análise da atuação parlamentar feminina com dados públicos
Data: sexta-feira (27)
Horário: 11h
Transmissão: canal do LABHacker no YouTube
Encontros informais sem necessidade de inscrição

Uso de dados públicos para análise do trabalho das deputadas é tema do LabTalks desta sexta-feira (27)