Cidadania

LABHacker lança novo programa de aceleração para startups de cidadania

29/08/2024 - 12:34  

O Laboratório Hacker da Câmara realiza nesta sexta-feira (30) um LabTalks especial para apresentar a segunda edição do CitzTech, programa voltado à aceleração de startups brasileiras que tenham projetos inovadores para promover a cidadania e impactar a sociedade.

As inscrições para o programa, que oferece gratuitamente capacitação, mentoria e conexões a govtechs e civitechs, já estão abertas. O LabTalks será transmitido a partir das 11h pelo canal do LABHacker no YouTube.

Com abrangência nacional e duração de 4 meses, esta edição do CitzTech é promovida pelo Sebrae, em parceria com o LABHacker, a Fundação CERTI e o UK Brazil Tech HUB - ação de empreendedorismo do governo britânico. Para explicar os detalhes do CitzTech 2, foram convidadas para este bate-papo a analista da unidade de políticas públicas do Sebrae, Maysa Maffia; e a coordenadora de projetos da Fundação CERTI, Priscila Procópio.

Convidadas
Gestora de políticas públicas no Sebrae Nacional, Maysa Maffia atua no eixo de Governo Digital do programa Governança Empreendedora voltado ao propósito da inovação com foco no serviço público e fomento às compras públicas de inovação e inovação aberta para governos. Ela é especialista em Tecnologia da Informação, com mais de 20 anos de experiência na condução de iniciativas de desenvolvimento tecnológico e métodos ágeis no setor privado e público como Banco do Brasil e Anatel.

Coordenadora de Projetos de Empreendedorismo Inovador, Priscila Procópio atua no Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI. Há 10 anos na área, trabalha com avaliação e gestão de projetos, pesquisa, inovação e empreendedorismo, acompanhamento de startups em estágio de ideação e pré-aceleração e incentivo. Ela assina experiências como os programas Centelha, Start BSB, e Sinapse da Inovação em diversos estados do país.

Processo de aceleração
A edição do programa neste ano está dividida em duas etapas. A primeira é a de inscrição das startups e capacitação. Já a segunda etapa, a aceleração, tem três fases: validação, evolução e conexão. Do total de inscritas, 80 startups serão selecionadas para essa segunda etapa do programa. Na sequência das fases - validação, evolução e conexão - o processo vai ficando mais afunilado e, das 80, serão selecionadas 40 e depois as 20 melhores, que vão para a fase de conexão. Nesse momento, as startups estão mais amadurecidas em seus processos e são apresentadas também a mentores, investidores e potenciais clientes até o anúncio final das vencedoras, o chamado Demoday.

Ao fornecer conhecimento e conexões aos pequenos empreendedores cívicos, o objetivo é garantir que cada empresa tenha acesso às melhores práticas e estratégias voltadas à temática GovTech, para oxigenar o poder público e fomentar o ambiente inovador.

CitzTech 2022
Na primeira edição, realizada em 2022, foram submetidos 246 projetos de todo o país  relacionados a inovação, tecnologia e empreendedorismo na transformação da sociedade. O Demoday, com o anúncio das startups vencedoras do programa CitzTech, foi realizado em dezembro na Câmara dos Deputados, no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor).

Participação on-line
Para participar do LabTalks e interagir durante o debate, é só acessar o canal do LabHacker no YouTube e, se quiser, mandar dúvidas ou comentários pelo chat, que são respondidos durante a live. Os vídeos ficam gravados no canal.

O LabTalks reúne pessoas interessadas em contar experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados às sextas-feiras.

Serviço
Evento: LabTalks – CitzTech2: programa de aceleração para startups de cidadania
Data
: sexta-feira (30)
Horário: 11h
Transmissão: canal do LABHacker no YouTube
Encontros informais sem necessidade de inscrição