Premiação

Câmara abre prazo para indicações ao Prêmio Brasil Mais Inclusão 2024

20/05/2024 - 08:18  

A Câmara dos Deputados, por meio da Segunda-Secretaria, abre o prazo para indicações para o Prêmio Brasil Mais Inclusão Amália Barros 2024. O prêmio anual tem por objetivo reconhecer o trabalho de empresas, entidades federativas (União, estados e municípios), organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) e personalidades que se destacaram na promoção da inclusão de pessoas com deficiência ou por suas histórias de vida e superação.

O prêmio é dividido em duas categorias: "Mérito Darci Barbosa", dedicada a personalidades e entes federados; e "Mérito João Ribas", destinada a empresas e entidades. Os 10 agraciados são contemplados com diplomas de menção honrosa.

As indicações podem ser feitas por deputados e senadores, que têm o direito de indicar um candidato em cada uma das categorias. Nesta edição, a categoria "Mérito João Ribas" permite também a autoindicação, que pode ser formalizada pelo envio de um formulário eletrônico, disponível na página do prêmio. O prazo para realizar as indicações é de 20 a 31 de maio.

Premiação
Este prêmio faz parte dos esforços da Câmara para promover a inclusão de pessoas com deficiência, destacando-se a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), a criação da Comissão Permanente sobre Direitos da Pessoa com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade, visando fomentar a acessibilidade no país.

Escolha dos agraciados
A seleção dos premiados, prevista para 18 de junho, é feita por membros da Mesa Diretora, titulares da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um representante de cada partido político com assento na Câmara. A solenidade de premiação ocorre no dia 27 de novembro.