LABHacker da Câmara promove debate sobre novas tecnologias e futuro da participação popular
16/05/2024 - 08:04
O Laboratório Hacker da Câmara realiza no dia 23 de maio o evento “Tecnologias emergentes e o futuro da participação”, em parceria com a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec) e a Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx). O objetivo do encontro, que faz parte das celebrações dos 10 anos do LABHacker, é debater com especialistas e servidores das áreas de TI e Comunicação o futuro da participação por meio das redes sociais, das plataformas atualmente disponíveis aos cidadãos e das que ainda estão sendo implementadas, como a TV Digital 3.0 e a Web 3.0.
O evento será realizado no Auditório da TV Câmara, das 8h30 às 18h, sem necessidade de inscrição, e terá transmissão ao vivo pelo Canal da Câmara no Youtube.
TV 3.0
O primeiro painel, a partir das 9h, será sobre TV 3.0 e contará com a apresentação do professor Marcelo Moreno, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenador da equipe acadêmica de Pesquisa e Desenvolvimento sobre o tema. Moreno vai explicar, nesse painel, o funcionamento e as novidades sobre desenvolvimento de aplicativos, integração dessa TV com redes sociais, segunda tela, personificação de conteúdo, proteção de dados e engajamento com a nova tecnologia.
Na sequência, a partir das 10h30, a especialista em tecnologias emergentes e políticas públicas do Sebrae, Daniella Vieira, apresenta painel sobre essas novas tecnologias, incluindo temáticas como inteligência artificial generativa, realidade aumentada, metaverso, internet das coisas e blockchain.
Plenário Fácil e Audiências Interativas
A partir das 14h, no terceiro painel do evento, haverá a apresentação de protótipos e projetos desenvolvidos pela Câmara dos Deputados nas áreas de Tecnologia da Informação e de Comunicação. O Diretor da Coordenação de Relacionamento, Inteligência e Participação (Corip/Direx), Jorge Paulo de França Junior, vai apresentar dois protótipos: Plenário Fácil e Audiências Interativas.
O primeiro foi idealizado e testado pelo LABHacker em 2020, com o patrocínio da Corip, e facilita a compreensão das votações em plenário pelos cidadãos. Já a ferramenta Audiências Interativas, que permite a participação ativa dos cidadãos durante as audiências das comissões técnicas da Câmara, lançada pelo LABHacker em 2015 e que esteve disponível no portal e-Democracia até o ano passado, agora será integrada ao Portal da Câmara e terá uma nova versão institucional, produzida pela Ditec e sob a governança da Corip.
Na sequência, os analistas da Ditec Ricardo Lopes Vilarins e Francisco Edmundo de Andrade vão falar sobre os projetos da Câmara relacionados à inteligência artificial. A abordagem engloba dos experimentos com a IA Ulisses aos laboratórios com as IAs Generativas (Chat GPT/Gemini/Llama) para identificar suas potenciais aplicações às necessidades reais das áreas da Câmara. Atualmente, estão sendo desenvolvidos experimentos com IA na Direx, na Consultoria-Geral, no Departamento de Taquigrafia (Detaq) e no Centro de Documentação e Informação (Cedi). Fechando o Painel 3 das experiências da Câmara, a Coordenadora do grupo de trabalho sobre TV 3.0 e analista da Direx, Daniela Guerson André, apresenta o protótipo da TV Câmara 3.0.
Aquisição de inovação
A partir das 16h, o último painel abre espaço para a apresentação e debate sobre experiências em licitações e compras públicas em inovação. Nesse bloco, participam os palestrantes Dario Joffily, do Catalisa Gov — programa do Sebrae focado em facilitar as compras públicas de inovação —, e a servidora do Tribunal de Contas da União (TCU) Maria Paula Estellita Lins, diretora do Laboratório de Inovação do TCU (coLAB-i). Este painel vai apresentar formatos de aquisição de inovação, a participação das startups cívicas no processo e o desafio de inovação no Legislativo para as assembleias legislativas e câmaras municipais.
Serviço
Evento: Tecnologias emergentes e o futuro da participação
Data: 23 de maio
Horário: das 8h30 às 18h
Local: auditório da TV Câmara
Lotação: 66 pessoas (capacidade do auditório)
Transmissão: canal da Câmara no YouTube