Saúde

Congresso se ilumina de marrom como parte da campanha de prevenção à cegueira

08/04/2024 - 17:30  

O Congresso Nacional recebe iluminação marrom nesta segunda (8) e terça-feira (9) em apoio à campanha de conscientização sobre a prevenção e o tratamento das diversas doenças oculares que podem levar à cegueira. Conhecida como Abril Marrom, a campanha envolve diversas ações durante todo mês para alertar a população sobre a importância da realização de exames oftalmológicos regulares.

As entidades que organizam a campanha ressaltam que a consulta com um oftalmologista é uma das medidas mais importantes para evitar problemas oculares e a cegueira. De maneira geral, a recomendação é de agendamento de uma consulta uma vez por ano. No Brasil, a recomendação enfrenta um desafio que é o acesso das populações de baixa renda aos serviços de prevenção oftalmológica.

Estatísticas
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50 milhões de brasileiros lidam com algum tipo de distúrbio da visão. Desse total, 60% têm cegueira ou deficiência visual, que caso tivessem sido tratadas com antecedência, poderiam ter sido evitadas.

Além das consultas regulares, a busca por um oftalmologista deve sempre ser feita se se apresentarem sintomas como dor nos olhos, visão embaçada ou outros desconfortos. Algumas doenças também exigem um acompanhamento maior para evitar a perda da visão como a catarata; o glaucoma; os erros refratários; a retinopatia diabética; e a degeneração macular relacionada à Idade (DMRI).

Atendimento no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece consultas e diversos tratamentos oftalmológicos. Todos os agendamentos de consultas pelo SUS seguem o mesmo padrão: primeiramente é necessário passar por atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) – que é a principal porta de entrada de um paciente com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Na UBS, o paciente é encaminhado para o oftalmologista, caso necessário, e, a partir daí, receber o tratamento indicado, a medicação necessária e até mesmo realizar procedimentos cirúrgicos para evitar o agravamento dos problemas oculares com eventual perda da visão.