Página especial explica reforma do ensino médio aprovada pela Câmara
27/03/2024 - 14:12
Nova página elaborada pela Consultoria Legislativa (Conle) e pela Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) explica as mudanças propostas e as principais inovações previstas no PL 5230/2023, que institui uma nova reforma do ensino médio. O projeto, apresentado pelo Executivo, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 20 de março, e vai ser analisado agora pelo Senado.
A página, elaborada a partir da fundamentação desenvolvida pelos consultores Ricardo Martins, Jefferson Chaves, Alisson Capuzzo e Bárbara Lopes, traz também uma comparação com a reforma anterior, aprovada em 2017.
O material mostra que a nova reforma retoma a importância dos itinerários formativos e do projeto de vida, propostos anteriormente. No entanto, o projeto aumenta a carga horária da formação profissional e obriga que as escolas ofertem o aprofundamento em todas os itinerários das diferentes áreas de conhecimento. A página traz ainda um resumo das dificuldades enfrentadas na implantação da reforma anterior.