Exposição mostra danos causados por invasões à Câmara em 2023
Objetivo da mostra é recordar um ano da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes
10/01/2024 - 09:56
A Câmara exibe até 29 de março a exposição “8 de Janeiro na Câmara dos Deputados”. A mostra reúne fotografias de objetos históricos e obras de arte danificados durante a invasão da Casa em janeiro de 2023, além de imagens internas e externas registradas por servidores da Casa e um fotógrafo durante e após os atos de depredação
Fazem parte da mostra dois azulejos do painel “Ventania”, de Athos Bulcão, e oito presentes protocolares, como vasos e esculturas, que estavam expostos em vitrines do Salão Verde durante a invasão. Estes objetos estão sendo restaurados pela Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais (Cobec) e irão intencionalmente manter as marcas históricas (quebras, perdas e manchas) dos danos sofridos.
As demais fotos são um registro dos estragos causados no acervo museológico e nos ambientes internos da Câmara, além da movimentação na parte externa da Casa.
As imagens são acompanhadas por textos descritivos curtos em português. Versões em inglês e espanhol podem ser acessadas por meio de QR codes.
Serviço
Evento: Exposição “8 de Janeiro na Câmara dos Deputados”
Visitação: de 8 de janeiro a 29 de março de 2024
Horário: das 9h às 17h
Local: Salão Verde – Edifício Principal – Câmara dos Deputados