Política e Administração Pública

Projeto estabelece prazos iguais para planos de educação

04/05/2007 - 13:19  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 134/07, que determina a coincidência das datas de vigência dos planos de educação de estados e municípios com o Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta, do deputado Severiano Alves (PDT-BA), obriga estados e municípios a elaborar novos planos decenais no último ano de vigência do PNE. A vigência dos atuais planos de educação estaduais e municipais também deverá ser ajustada para que se encerrem na mesma data do plano nacional em vigor.

Ainda segundo o texto, a União deverá enviar ao Congresso, até o fim do penúltimo ano de vigência do PNE, um novo plano com diretrizes e metas para os dez anos seguintes.

Lei atual
Severiano Alves lembra que a Lei 10.172/01, que aprovou o PNE, já prevê a elaboração de planos decenais pelas unidades da Federação correspondentes ao nacional, sem especificar prazos. No entanto, observa, poucos estados cumprem a medida. "Um levantamento realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), em março de 2006, demonstrou que apenas Alagoas e Mato Grosso do Sul dispunham de planos estaduais em vigor", relata.

O parlamentar cita ainda pesquisa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), de 2004, feita com 2.000 municípios, segundo a qual menos de 30% das cidades declararam possuir plano municipal de educação. "Esse cenário desolador de atraso na elaboração e aprovação dos planos subnacionais debilita o PNE", afirmou.

Em 2006, a Comissão de Educação e Cultura promoveu o Seminário de Avaliação do Plano Nacional de Educação, e um dos compromisso assumidos foi a convergência dos planos.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Relatório mostra que metas educacionais foram descumpridas

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 134/2007

Íntegra da proposta